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dc.contributor.advisorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.contributor.authorMittmann, Verônica de Limapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-24T02:30:29Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172124pt_BR
dc.description.abstractA presente Dissertação teve por objetivo problematizar a interdisciplinaridade, entendendo que essa tem se constituído em uma das verdades contemporâneas pertencentes ao discurso do campo educacional que teria por objetivo romper, ou minimizar, as fronteiras disciplinares. Neste sentido, as questões que moveram a investigação foram: Quais são as enunciações dos educandos do Curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza a respeito da interdisciplinaridade? Que enunciados emergem de tais enunciações? Que efeitos de verdade sugerem? No intuito de responder tais questões entrevistei 32 discentes do curso Licenciatura em Educação do Campo: ciências da natureza – da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – campus Litoral Norte UFRGS/CLN. Para análise e produção do material empírico visitei a oficina de Foucault e recolhi algumas ferramentas conceituais tais como: enunciado, enunciação, discurso e verdade. O exercício analítico sobre o material empírico mostrou que: a) a interdisciplinaridade é adotada como perspectiva para o curso Licenciatura em Educação do Campo porque há alinhamentos entre as enunciações dos pesquisadores vinculados a discussões sobre a educação para os povos do campo e os discursos sobre a Interdisciplinaridade. b) os estudantes, mesmo em um curso interdisciplinar, ainda fazem referência aos campos disciplinares e isto talvez ocorra em virtude do baixo grau de remanência das enunciações interdisciplinares e c) o discurso da interdisciplinaridade tem aditividade com os provenientes do campo da sociologia que se propõe a descrever as condições da sociedade atual. Estas articulações entre os enunciados acabam por fortalecer ambos os discursos, forjando-os como verdades contemporâneas.pt
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation was to problematize interdisciplinarity, understanding that this has become one of the contemporary truths belonging to the discourse of the educational field that would aim to break, or minimize, the disciplinary boundaries. In this sense, the questions that moved the research were: What are the enunciations of the students of the Graduation Course in Field Education: Nature Sciences regarding interdisciplinarity? What statements emerge from such enunciations? What effects do they suggest? In order to answer such questions, I interviewed 32 students of the Undergraduate Course in Field Education: Nature Sciences - from the Federal University of Rio Grande do Sul - North Coast campus UFRGS / CLN. For analysis and production of the empirical material, I visited Foucault's workshop and collected some conceptual tools such as statements , enunciation, speech and truth. The analytical exercise on the empirical material showed that: a) interdisciplinarity is adopted as a perspective for the graduation course in Field Education blecause there are alignments between the enunciations of researchers linked to discussions about education for the rural people and the discourses about the Interdisciplinarity. b) students, even in an interdisciplinary course, still make reference to the disciplinary fields and this may occur because of the low degree of remanence of interdisciplinary utterances and c) the discourse of interdisciplinarity has additivity with those coming from the field of sociology that proposes to describe the conditions of present-day society. These articulations between the statements end up strengthening both discourses, forging them as contemporary truths.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectField educationen
dc.subjectFoucauldian discourse analysisen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.titleTudo é rede, conexão e simultaneidade! Problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade : um campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001057096pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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