Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Jusamara Vieira dept_BR
dc.contributor.authorJefremovas, Pietrapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-23T02:23:47Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172079pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar experiências de ensino de piano realizadas por dois professores no contexto da Igreja Católica em Canoas/RS. Neste trabalho a Igreja não é compreendida como um prédio concreto, mas passa a se estender para lares e outros ambientes onde se encontram indivíduos atraídos pelo vinculo religioso. Os casos analisados compõem-se de uma leiga com formação em licenciatura em música, e um religioso lassalista com formação superior em piano. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores foram desenvolvidos três temas: os professores, os alunos e a aulas. Com este trabalho foi possível constatar que a Igreja é um potencial espaço de atuação de professores de piano não necessariamente vinculados à igreja, que contempla alunos dos mais diversos níveis e adapta-se aos mais diversos objetivos destes e beneficia a própria Igreja uma vez que pianistas formados neste contexto, dentre outros espaços, podem vir a atuar também na própria igreja.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze experiences of piano teaching performed by two teachers in the context of the Catholic Church in Canoas / RS. In this work the Church is not understood as a concrete building, but is extended to homes and other environments where individuals are attracted by the religious link. The cases analyzed are composed of a lay woman with a licentiate degree in music, and a Lasallian religious with a higher education in piano. From the semistructured interviews with teachers, three themes were developed: teachers, students and classrooms. With this work it was possible to verify that the Church is a potential space for piano teachers not necessarily linked to the church, that it contemplates students of the most diverse levels and adapts to the most diverse objectives of these and benefits the own Church since pianists formed in this context, among other spaces, can also act in the church itself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusical educationen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectPiano pedagogyen
dc.subjectPedagogia do pianopt_BR
dc.subjectCatholic Churchen
dc.subjectIgreja católicapt_BR
dc.subjectEstudo de casospt_BR
dc.titleSer professor de piano : dois casos de atuação dentro da Igreja Católica em Canoas/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001056971pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples