Show simple item record

dc.contributor.advisorMaraschin, Claricept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Claudia Dall'Ignapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-19T02:22:37Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172060pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um esforço na busca pela compreensão da relação entre cidade e movimento, no contexto do planejamento urbano e de circulação. Através de revisão teórica e documental busca esclarecer questões relativas à compreensão dos possíveis impactos gerados por novos sistemas de circulação sobre o sistema urbano no processo de planejamento de transportes. Parte da premissa de que existe uma relação dinâmica entre acessibilidade e estrutura espacial urbana. Partindo, também, da hipótese de que a consideração da influência dos sistemas de circulação sobre o sistema urbano geralmente aparece de forma limitada nos processos de planejamento de transportes, este trabalho busca estabelecer de que forma os possíveis impactos decorrentes desta relação são tratados no processo de planejamento de transportes. A investigação se desenvolve em dois campos teóricos: o do planejamento urbano e de mobilidade urbana no contexto contemporâneo, e o da relação dinâmica entre circulação e estrutura urbana e os impactos dela decorrentes. Através do estudo do processo de planejamento do trecho final da Linha 1 do TRENSURB, em Novo Hamburgo - RS, que se desenvolveu principalmente entre os anos de 2000 e 2010, se buscou relacionar e analisar os conceitos definidos pela teoria e sua manifestação na prática do planejamento de circulação e a abordagem dos possíveis impactos neste processo. Através da sistematização de categorias de análise de impactos dos sistemas de circulação sobre a estrutura espacial urbana, esta pesquisa contribui também para o embasamento metodológico de estudos futuros que envolvam análises de questões ligadas a mobilidade urbana, que sejam mais inclusivas e articuladas ao contexto urbano.pt_BR
dc.description.abstractThis document presents the effort in understanding the relationship between movement and the city, in the context of urban and mobility planning. It seeks, through documental and theoretical review, to throw some light on the understanding of the possible effects of new mobility over the urban system in the process of mobility planning. Starting from the assumption of the existence of a dynamic relation between accessibility and urban spatial structure, and the notion that the effects of this relationship are of limited consideration in the process of planning, this work seeks to understand how the future impact of mobility systems are treated in its planning process. This research develops in two theoretical fields: of urban planning and of mobility planning, through the dynamic relationship between movement and spatial urban structure and its impacts. Through the investigation of the planning process of the final section of TRENSURB - Line 1 in Novo Hamburgo, RS (2000-2010), it aimed to connect the theoretical concepts with the practice of mobility planning and its consideration of possible impacts. Through the systematization of categories of analysis of impacts of circulation systems on urban spatial structure, this research also contributes as methodological support for future studies that involve the analysis of issues related to urban mobility, which are more inclusive and articulated to the urban context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMobility planningen
dc.subjectTRENSURBpt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectUrban planningen
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectUrban transporten
dc.subjectNovo Hamburgo (RS)pt_BR
dc.subjectUrban accessibilityen
dc.subjectSpatial urban structureen
dc.titleImpactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001056263pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record