O aprendizado dos princípios táticos do futebol por meio de processos de auto-organização
dc.contributor.advisor | Moraes, Jose Cicero | pt_BR |
dc.contributor.author | Alaburda, Miguel Schwambach | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T02:22:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/172035 | pt_BR |
dc.description.abstract | O futebol é um esporte de grande popularidade e de variadas formas de ensino. Tanto ao nível recreacional quanto ao competitivo, há diversas metodologias e teorias de treinamento, apoiadas em diferentes pressupostos e paradigmas. Baseados no entendimento das pessoas envolvidas na prática do futebol (indivíduos e equipes) como sistemas complexos adaptativos, acreditamos que o ensino desta modalidade deve ser voltado para o desenvolvimento da capacidade de adaptar-se ao contexto encontrado no jogo e na capacidade de auto-organização. Acreditamos que essa ênfase é fundamental para o ensino-aprendizagem no futebol, uma vez que se trata de uma modalidade com elevada variabilidade e imprevisibilidade. Sendo assim, este estudo – descritivo e correlacional, de caráter qualitativo - tem como objetivo geral evidenciar a importância de uma abordagem voltada para o entendimento do jogo de futebol como interação entre sistemas. Como objetivos específicos, determinamos: a) argumentar sobre a auto-organização no jogo de futebol; b) verificar o nível de conhecimento declarativo apresentado por alunos de ensino médio a respeito de princípios táticos (cobertura defensiva, equilíbrio e cobertura ofensiva) do futebol (antes e depois de um período de aulas); c) identificar a influência da aplicação de exercícios jogados/aulas no conhecimento declarativo dos alunos e d) justificar a importância de basear o processo de ensino- aprendizagem do futebol em um entendimento da modalidade como um fenômeno complexo. Como forma de atingir os objetivos, foram exibidos vídeos e aplicado questionário a respeito do tema. Os resultados foram obtidos a partir da interpretação dos dados contidos nos questionários. Foram verificadas melhorias no conhecimento declarativo de 4 dos 5 alunos participantes, após a aplicação das aulas. Consideramos que a melhora se deve à boa receptividade e assimilação dos alunos à proposta das aulas. Além disso, acreditamos que a estrutura das aulas contribuiu para este acontecimento, por contemplar as características complexas do jogo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Soccer is a sport with great popularity and various ways of teaching. At recreation level as well as competitive level, there are different training methodologies and theories, which are based on different theoretical assumptions and paradigms. Based on the understanding of the people involved in soccer practice (individuals and teams) as complex adaptive systems, we believe the teaching of this modality must be focused on the development of the ability to adapt to the context found on the game and on the ability of self-organization. We believe this emphasis is crucial to the teaching-learning process on soccer, once it is a modality which has high levels of variability and unpredictability. Therefore, this study – descriptive and correlational, of qualitative feature – has, as the main objective, to evidence the importance of an approach which is focused on the understanding of the soccer game as an interaction between systems. As specific objectives, we determined: a) argue about self-organization on the soccer game; b) check the level of declarative knowledge shown by high school students on tactical principles (defensive cover, balance and offensive cover) of soccer (before and after a classes term; c) recognize the influence of the appliance of played exercises/classes on the declarative knowledge of the students; d) justify the importance of basing the soccer teaching-learning process on an understanding of the modality as a complex phenom. As a way of accomplishing the objectives , there were shown videos and applied a questionnaire concerning the subject. The results were obtained from the interpretation of the data within the questionnaires. There were recognized improvements on the declarative knowledge on 4 out of 5 participants, after the classes were applied. We consider the improvement is due to the pupils’ good receptivity and understanding of the purpose of the classes. Besides that, we believe the structure of the classes has contributed to this good understanding, due to attend to the complex features of the game. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Soccer | en |
dc.subject | Futebol | pt_BR |
dc.subject | Treinamento esportivo | pt_BR |
dc.subject | Tactical Principles | en |
dc.subject | Self-Organizing | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Complex Adaptive Systems | en |
dc.subject | Teaching-Learning Process | en |
dc.title | O aprendizado dos princípios táticos do futebol por meio de processos de auto-organização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001057206 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1260)