Show simple item record

dc.contributor.advisorVoser, Rogerio da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorFaleiro, Samuel Machadopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-19T02:22:22Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172034pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo descrever e compreender como o professor de Educação Física constrói suas práticas pedagógicas em escolinhas de futsal. Para isso, é importante identificar e compreender quais são as competências necessárias para uma prática pedagógica qualificada, quais elementos que podem influenciar suas práticas pedagógicas. Alguns autores relatam que a prática docente se desenvolve no âmbito da escolinha de futsal, sofrendo e promovendo ações que vão contribuir para essa prática, no entanto, podem colaborar as vivências que o próprio docente teve e sua formação durante o ensino superior. Nessa perspectiva, o estudo almeja investigar melhor essas questões. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e descritivo, através de um estudo de caso que acompanhou dois professores de Educação Física de uma associação de Porto Alegre. A coleta de dados realizou-se durante o primeiro semestre de 2017 e as informações coletadas foram analisadas e discutidas conforme o referencial teórico construído. O estudo me permitiu compreender algumas competências que um professor de Educação Física precisa construir nesse contexto, pude identificar e compreender alguns elementos que podem influenciar essas práticas. Nessa perspectiva, aprendi que os professores vão configurando e reconfigurando suas ações conforme os contextos que lhes são apresentados e que suas práticas podem ser moldadas durante suas trajetórias.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to describe and understand how the Physical Education teacher builds his pedagogical practices in futsal schools. For this, it is important to identify and understand what competences are necessary for a qualified pedagogical practice, which elements can influence their pedagogical practices. Some authors report that the teaching practice is developed within the scope of futsal school, suffering and promoting actions that will contribute to this practice, however, they can collaborate the experiences that the teacher had and his training during higher education. The methodology used was qualitative and descriptive, through a case study that accompanied two Physical Education teachers from a Porto Alegre association. Data collection was carried out during the second half of 2017 and the information collected was analyzed and discussed according to the theoretical framework. The study allowed me to understand some competences that a Physical Education teacher needs to build in this context, I was able to identify and understand some elements that can influence these practices. From this perspective, I learned that teachers are shaping and reconfiguring their actions according to the contexts presented to them and that their practices can be shaped during their trajectories.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectPedagogical Practiceen
dc.subjectEscola de futsalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFutsal schoolen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleAs práticas pedagógicas dos professores de educação física em escolinhas de futsal : estudo de caso institucionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001056737pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record