Um estudo de caso histórico-documental sobre um professor de educação física formado na Escola Superior de Educação Física na década de 1970
Fecha
2017Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Ao estudar a história nos deparamos com o que as pessoas foram e fizeram, e isso nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos, compreender o que podemos ser e realizar. O objetivo geral do estudo é descrever a formação acadêmica de um professor de Educação Física (EFI) formado na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UFRGS, na década de 1970. Para tanto, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever a trajetória do professor; b) Apresentar características gerais ...
Ao estudar a história nos deparamos com o que as pessoas foram e fizeram, e isso nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos, compreender o que podemos ser e realizar. O objetivo geral do estudo é descrever a formação acadêmica de um professor de Educação Física (EFI) formado na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UFRGS, na década de 1970. Para tanto, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever a trajetória do professor; b) Apresentar características gerais da ESEF no período em que o professor realizou sua formação no curso de Educação Física; c) Identificar quais eram os procedimentos didático-pedagógicos na ESEF naquela época. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso histórico-documental. Além da revisão bibliográfica sobre o assunto foi gravada e transcrita uma entrevista com o professor e foram consultados documentos como, por exemplo, o currículo do professor, para conhecermos sua trajetória, antes, durante e após frequentar a ESEF/UFRGS. A análise das fontes revelou que o professor Pinheiro teve forte vínculo com os esportes e estava familiarizado com a competição esportiva. Um professor que tem uma trajetória de vida venerável, com envolvimento e participação em diversas áreas da EFI, seja como atleta, professor, técnico ou em funções administrativas. Tendo em vista a época de sua formação, anos 1970, quando a ESEF recém tinha sido federalizada, observaram-se algumas características da formação acadêmica/profissional na época marcada pela forte influência militar e médica. Por meio do estudo da trajetória do professor, também podemos perceber a importância de sempre buscar o aprimoramento profissional. Possuir vínculos e credibilidade com as pessoas podem levar a excelentes oportunidades. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Educación Física (1260)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License