Encruzilhadas do ensino : reflexões sobre as ações afirmativas de acesso à universidade pública brasileira
dc.contributor.author | Mossmann, Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbosa, Marcos Rafael de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Dolci, Liana Netto | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Daniele Pioli dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Brack, Gabriela Verrastro | pt_BR |
dc.contributor.author | Weinmann, Amadeu de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-12T02:31:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-8847 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/171938 | pt_BR |
dc.description.abstract | Encruzilhadas do Ensino é o primeiro projeto do PET Psicologia UFRGS a se dedicar ao trabalho com estudantes de uma escola pública de ensino médio. A iniciativa surgiu com a gradual alteração no perfil do grupo, transformado pelo crescimento do número de bolsistas ingressantes nessa universidade por meio da política de ações afirmativas. A fim de contribuir para a expansão de tal política pública e incrementar a discussão sobre o acesso à universidade com estudantes da rede pública de ensino, o grupo procurou aproximar da universidade estudantes que nem mesmo tinham o ensino superior como um objetivo em suas vidas. Como resultado de suas intervenções, o grupo viu o projeto funcionando como um dispositivo subjetivante, lançando os/as estudantes participantes na busca por novos horizontes. | pt_BR |
dc.description.abstract | At the Crossroads of Teaching is the first project of UFRGS Psychology TEP (Tutorial Education Program) that is dedicated to working with students from a public high school. The initiative emerged with the gradual alteration on the group profile, which changed after the growth of students with a scholarship at the university due to the implementation of affirmative action policies. In order to contribute to the expansion of this policy and to develop the discussion regarding the access to the university with students from public schools, the group tried to bring closer to the university, students that not even had higher education as a life objective. As a result of those interventions, the group saw the project working as a subjectifying device, moving the participants towards the pursuit of new horizons. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Interagir. Rio de Janeiro, RJ. N. 23 (jan./jun. 2017), p. 156-167 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Affirmative actions | en |
dc.subject | Ações afirmativas : Universidade pública : Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | University | en |
dc.subject | Tutoria | pt_BR |
dc.subject | Subjectivity | en |
dc.subject | Tutorial education program | en |
dc.title | Encruzilhadas do ensino : reflexões sobre as ações afirmativas de acesso à universidade pública brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | At the Crossroads of Teaching : reflections on affirmative action concerning the access to Brazilian public universities | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001051883 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)