Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZilberman, Reginapt_BR
dc.contributor.authorSchneider, Pedro Henriquept_BR
dc.date.accessioned2017-12-30T02:26:01Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/171737pt_BR
dc.description.abstractNesta monografia são analisadas, sob a perspectiva das teorias do crítico literário Antonio Candido, como a literatura é um bem humanizador e por consequência um direito universal. É verificado também o potencial educativo que a obra artística tem na formação do sujeito. Para tal, são utilizados diversos textos literários de múltiplos gêneros. É discutido como os seus arranjos contextuais – seus elementos internos e externos - o compõem, porém através perspectiva de que o estudo de uma obra deve sempre partir dela mesma. Em relação a questão formativa da literatura, é estudado como essa tem um poder de iniciação à vida, e não meramente a sua escolarização ou a prática pedagógica dirigida. Desta forma, concentra-se principalmente na educação literária do aluno, tanto na escola básica quanto no ensino superior. Por conceber a literatura como um direito humano inalienável, o autor discute os impactos que a não fruição da obra têm na vida do sujeito. O pressuposto de uma sociedade justa é que toda a gama de direitos chegue às mais diversas camadas da população e não que se mantenha uma separação iníqua em que, do ponto de vista cultural, a arte erudita não chega às camadas economicamente menos favorecidas da população.pt_BR
dc.description.abstractIn this monography it is analyzed, under the perspective of the theories of the literary critic Antonio Candido, the humanizing potential of literature and consequently its universal right. It also verified the educational potential that the artwork has in the formation of the subject. Thus, a variety of different texts from different genres are used. It is discussed how its arrangements – it’s internal and external elements – compose it, but through the perspective that the study of literature should always start from the text. In respect of the formative aspect of literature, it is studied how powerful it is in the life’s initiation, and not merely its schooling or target pedagogical practice. Thus, this paper concentrates specially in the student’s literary education, both in school and college. By conceiving literature as an inalienable human right, the author discusses the impacts that the non-fruition of the artwork has in the subject’s life. The assumption of a fair society is that the whole range of rights reaches the most diverse groups of the population and not that an unequal segregation remains in which, from the cultural perspective, erudite art does not reach the poorest economic groups.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCândido, Antônio, 1918-2017 : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectLiterary educationen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectHuman rightsen
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectFormationen
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectHumanizationen
dc.titleLiteratura, direitos humanos e educação literária : uma análise da teoria de Antonio Candido sobre a função da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001056456pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples