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dc.contributor.advisorLeite, Carlos Augusto Bonifáciopt_BR
dc.contributor.authorSitó, Kauê Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2017-12-30T02:25:46Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/171725pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo entender de que forma o processo de leitura em voz alta pode contribuir para discussões acerca da leitura do livro de contos de João Antônio, Malagueta, Perus e Bacanaço. Começamos nossas investigações com o conceito de performance, levando em conta os estudos realizados por Zumthor (2014). Em seguida, consideramos uma abordagem que une performance e o conceito de potência, de acordo com Spinoza (2009), para pensar em termos de potência performativa. Consideramos, também, algumas categorias analíticas propostas por Pasta Jr. (1999) para discutir o estabelecimento de um pacto de leitura, no qual o leitor deve estar, entre outras coisas, atento ao som. Analisamos algumas características-chave da linguagem poética usadas ao longo do livro, como métrica, rima e ritmo. Foram selecionados três contos para esta análise: “Meninão do Caixote”, “A afinação da arte de chutar tampinhas” e “Malagueta, Perus e Bacanaço”. Após este processo analítico, revisitamos duas obras de crítica literária, a saber, Candido (1999) e Majadas (1999), buscando modular essas análises anteriores com base em nossa proposta. Este estudo demonstra a importância da leitura em voz alta como uma busca para liberar significados do texto que não são percebidos através de uma leitura silenciosa.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to understand how the process of reading aloud can contribute on the discussions of reading João Antônio’s short story book, Malagueta, Perus e Bacanaço. We start our investigations with the concept of performance, considering studies carried out by Zumthor (2014). Then, we consider an approach that conjoins performance and the concept of power, accordingly to Spinoza (2009), in order to think in terms of performative power. We take into account, also, some analytic categories proposed by Pasta Jr. (1999) to discuss the establishment of a reading pact, in which the reader must be, among other things, attentive to the sound. We analyze some key poetic language features used throughout the book, such as meter, rhyme and rhythm. Three short stories were selected to this analysis: “Meninão do Caixote”, “A afinação da arte de chutar tampinhas” and “Malagueta, Perus e Bacanaço”. After this analytic process, we reexamine two literary criticism works, videlicet, Candido (1999) and Majadas (1999), trying to modulate these previous analysis based on our proposal. This study proves the importance of reading aloud in order to release meanings of the text that are not perceived through a silent reading.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectAntônio, João, 1937-1996pt_BR
dc.subjectVoiceen
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectRhythmen
dc.titlePara ler em voz alta : malagueta, perus e bacanaço, de João Antôniopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001056148pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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