As instituições financeiras cooperativas e a identificação com os nativos digitais : as perspectivas do SICREDI
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
A pesquisa realizada englobou a avaliação de características dos jovens Nativos Digitais, nascidos após o ano 2000, desenvolvendo-se sobre os aspectos pessoais, comportamentais, valorização e sobre como observam as instituições financeiras. Utilizou-se de diferentes fontes de pesquisas com jovens do Brasil e de diferentes partes do mundo. Da mesma forma, a pesquisa observou uma instituição financeira cooperativa, o Sicredi, buscando avaliar como os jovens nascidos a partir do ano 2000 se relaci ...
A pesquisa realizada englobou a avaliação de características dos jovens Nativos Digitais, nascidos após o ano 2000, desenvolvendo-se sobre os aspectos pessoais, comportamentais, valorização e sobre como observam as instituições financeiras. Utilizou-se de diferentes fontes de pesquisas com jovens do Brasil e de diferentes partes do mundo. Da mesma forma, a pesquisa observou uma instituição financeira cooperativa, o Sicredi, buscando avaliar como os jovens nascidos a partir do ano 2000 se relacionam atualmente com essa empresa. Além disso, a pesquisa procurou identificar, através de entrevistas com diferentes executivos da empresa, como o Sicredi está se preparando para se relacionar com essa nova geração que começa a adentrar no mercado financeiro, quais os desafios que terá o trabalho aborda a constituição de uma estratégia para as instituições financeiras cooperativas de aproximação e relacionamento com a geração de nativos digitais, jovens nascidos a partir do ano 2000, com ênfase no Sicredi – Sistema de Crédito Cooperativo para se aproximar dessa geração e como a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo. Os resultados da pesquisa identificaram a conexão do modelo cooperativista com os anseios dos jovens e ao mesmo tempo a ausência de uma estratégia do cooperativismo, e do Sicredi, para atingir esses jovens. Esse é um trabalho que busca apresentar uma visão de futuro de médio e longo prazo, uma vez que a geração de Nativos Digitais ainda é uma geração em ascensão no mercado financeiro. ...
Abstract
This work deals with a construction of a strategy for cooperative financial institutions to approach relationship with the generation of digital natives, young people born after 2000, with the emphasis on Sicredi (Cooperative Credit System). In this applied research, the evaluation of characteristics of young people covered the following topics: personal development with behavioral aspects, valuation and theirs vision about the financial institutions. To make this survey, several sources of res ...
This work deals with a construction of a strategy for cooperative financial institutions to approach relationship with the generation of digital natives, young people born after 2000, with the emphasis on Sicredi (Cooperative Credit System). In this applied research, the evaluation of characteristics of young people covered the following topics: personal development with behavioral aspects, valuation and theirs vision about the financial institutions. To make this survey, several sources of research with young people from Brazil and other countries were used. Likewise, this research observed the Sicredi, seeking to evaluate how young people born from the 2000 year are currently related themselves to this company. In addition, the research sought to identify, through interviews with different Sicredi executives, how the company is preparing to relate to this new generation that begins to enter the financial market, what challenges Sicredi will have to overcome to get closer them and how technology can be an ally in this process. The results of this research identified the connection between the cooperative model and the young people's wishes and at the same time the absence of a cooperative strategy of Sicredi to reach these young people. This is a work that seeks to present a medium-term and long-term vision of the future, since the generation of Digital Natives is still a generation that rises in the financial market. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Administração (1952)
Este item está licenciado na Creative Commons License