Convolutional neural network reliability on an APSoC platform a traffic-sign recognition case study
dc.contributor.advisor | Susin, Altamiro Amadeu | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Israel da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-12T02:23:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/171094 | pt_BR |
dc.description.abstract | Deep learning has a plethora of applications in computer vision, speech recognition, natural language processing and other applications of commercial interest. Computer vision, in turn, has many applications in distinct areas, ranging from entertainment applications to relevant and critical applications. Face recognition and manipulation (Snapchat), and object description in pictures (OneDrive) are examples of entertainment applications. Industrial inspection, medical diagnostics, object recognition in images captured by satellites (used in rescue and defense missions), autonomous cars and Advanced Driver-Assistance System (ADAS) are examples of relevant and critical applications. Some of the most important integrated circuit companies around the world, such as Xilinx, Intel and Nvidia are waging in dedicated platforms for accelerating the training and deployment of deep learning and other computer vision algorithms for autonomous cars and ADAS due to their high computational requirement. Thus, implementing a deep learning system that achieves high performance with low area utilization and power consumption costs is a big challenge. Besides, electronic equipment for automotive industry must be reliable even under radiation effects, manufacturing defects and aging effects, inasmuch as if a system failure occurs, a car accident can happen. Thus, a Convolutional Neural Network (CNN) VHSIC (Very High Speed Integrated Circuit) Hardware Description Language (VHDL) automatic generator was developed to reduce the design time associated to the implementation of deep learning algorithms in hardware. As a case study, a CNN was trained by the Convolutional Architecture for Fast Feature Embedding (Caffe) framework, in order to classify 6 traffic-sign classes, achieving an average accuracy of about 89.8% on the German Traffic-Sign Recognition Benchmark (GTSRB) dataset, which contains trafficsigns images in complex scenarios. This CNN was implemented on a Zynq-7000 All- Programmable System-on-Chip (APSoC), achieving about 313 Frames Per Second (FPS) on 32x32-normalized images, with the APSoC consuming only 2.057W, while an embedded Graphics Processing Unit (GPU), in its minimum operation mode, consumes 10W. The proposed CNN reliability was investigated by random piled-up fault injection by emulation in the Programming Logic (PL) configuration bits of the APSoC, achieving 80.5% of reliability under Single-Bit-Upset (SBU) where both critical Silent Data Corruptions (SDCs) and time-outs were considered. Regarding the multiple faults, the proposed CNN reliability exponentially decreases with the number of piled-up faults. Hence, the proposed CNN reliability must be increased by using hardening techniques during the design flow. | en |
dc.description.abstract | O aprendizado profundo tem inúmeras aplicações na visão computacional, reconhecimento de fala, processamento de linguagem natural e outras aplicações de interesse comercial. A visão computacional, por sua vez, possui muitas aplicações em áreas distintas, indo desde o entretenimento à aplicações relevantes e críticas. O reconhecimento e manipulação de faces (Snapchat), e a descrição de objetos em fotos (OneDrive) são exemplos de aplicações no entretenimento. Ao passo que, a inspeção industrial, o diagnóstico médico, o reconhecimento de objetos em imagens capturadas por satélites (usadas em missões de resgate e defesa), os carros autônomos e o Sistema Avançado de Auxílio ao Motorista (SAAM) são exemplos de aplicações relevantes e críticas. Algumas das empresas de circuitos integrados mais importantes do mundo, como Xilinx, Intel e Nvidia estão apostando em plataformas dedicadas para acelerar o treinamento e a implementação de algoritmos de aprendizado profundo e outras alternativas de visão computacional para carros autônomos e SAAM devido às suas altas necessidades computacionais. Assim, implementar sistemas de aprendizado profundo que alcançam alto desempenho com o custo de baixa utilização de área e dissipação de potência é um grande desafio. Além do mais, os circuitos eletrônicos para a indústria automotiva devem ser confiáveis mesmo sob efeitos da radiação, defeitos de fabricação e efeitos do envelhecimento. Assim, um gerador automático de VHSIC (Very High Speed Integrated Circuit) Hardware Description Language (VHDL) para Redes Neurais Convolucionais (RNC) foi desenvolvido para reduzir o tempo associado a implementação de algoritmos de aprendizado profundo em hardware. Como estudo de caso, uma RNC foi treinada pela ferramenta Convolutional Architecture for Fast Feature Embedding (Caffe), de modo a classificar 6 classes de placas de trânsito, alcançando uma precisão de cerca de 89,8% no conjunto de dados German Traffic-Sign Recognition Benchmark (GTSRB), que contém imagens de placas de trânsito em cenários complexos. Essa RNC foi implementada num All-Programmable System-on- Chip (APSoC) Zynq-7000, resultando em 313 Frames Por Segundo (FPS) em imagens normalizadas para 32x32, com o APSoC dissipando uma potência de somente 2.057 W, enquanto uma Graphics Processing Unit (GPU) embarcada, em seu modo de operação mínimo, dissipa 10 W. A confiabilidade da RNC proposta foi investigada por injeções de falhas acumuladas e aleatórias por emulação nos bits de configuração da Lógica Programável (LP) do APSoC, alcançando uma confiabilidade de 80,5% sob Single-Bit-Upset (SBU) onde foram considerados ambos os Dados Corrompidos Silenciosos (DCSs) críticos e os casos em que o sistema não respondeu no tempo esperado (time-outs). Em relação às falhas múltiplas, a confiabilidade da RNC decresce exponencialmente com o número de falhas acumuladas. Em vista disso, a confiabilidade da RNC proposta deve ser aumentada através do uso de técnicas de proteção durante o fluxo de projeto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Microeletrônica | pt_BR |
dc.subject | Deep learning | en |
dc.subject | Redes neurais | pt_BR |
dc.subject | System-on-Chip | en |
dc.subject | Informatica : Transportes | pt_BR |
dc.subject | Soft errors | en |
dc.subject | Traffic-sign recognition | en |
dc.title | Convolutional neural network reliability on an APSoC platform a traffic-sign recognition case study | pt_BR |
dc.title.alternative | Confiabilidade de uma rede neural convolucional em uma plataforma APSoC: um estudo para reconhecimento de placas de trânsito | pt |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001054316 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Informática | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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