Em busca do lugar da educação ambiental na Corsan: a constituição do sujeito multiplicador ambiental
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2017Author
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Master
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A reverberação do discurso da problemática ambiental, que emergiu na década de 60, tem como um dos seus efeitos o desenvolvimento de Políticas Públicas ambientais para combater a “crise” do desenvolvimento propagada pelos governos. No entanto, as formações discursivas presentes nessa episteme colaboraram no desenvolvimento de um novo conceito: desenvolvimento sustentável para dar conta das mazelas provocadas pelo modelo econômico posto, a partir de uma visão positivista da ciência. Aliás, essa ...
A reverberação do discurso da problemática ambiental, que emergiu na década de 60, tem como um dos seus efeitos o desenvolvimento de Políticas Públicas ambientais para combater a “crise” do desenvolvimento propagada pelos governos. No entanto, as formações discursivas presentes nessa episteme colaboraram no desenvolvimento de um novo conceito: desenvolvimento sustentável para dar conta das mazelas provocadas pelo modelo econômico posto, a partir de uma visão positivista da ciência. Aliás, essa visão que marca os corpos do sujeito formando um objeto sígnico característico da ciência: o jaleco branco, que legitima e empodera as falas de quem se utiliza dessa vestimenta, no caso específico dessa pesquisa em ações de Educação Ambiental. O uso de dispositivos é um conceito de Foucault que identifica o uso recorrente de estratégias pelos governos para gerir a população de forma massiva e individualizante, mesmo se tratando de uma área que tinha como proposta inicial ser transdisciplinar, como é o caso da Educação Ambiental. Ademais, a Educação Ambiental de forma geral culpabiliza o indivíduo pelos danos ao ambiente “convocando-o” a mudar suas atitudes para um mundo “melhor”. O objetivo desse trabalho é compreender o papel do sujeito Multiplicador Ambiental nas ações de Educação Ambiental da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), mesmo que hoje não exista um programa de Educação Ambiental que oriente, capacite ou padronize uma metodologia que seja replicável nos mais de 340 municípios em que a empresa atua, considerando as particularidades da cultura, política e sociedade local. Dessa forma os resultados obtidos nos três artigos nos possibilitam identificar a preocupação do corpo funcional em atender uma demanda da sociedade na área da Educação, em específico a Educação Ambiental. No entanto, as ações ambientais dos chamados Multiplicadores Ambientais, sem formação ou política ambiental específicas da empresa, ficam a mercê de informações publicitárias, discursos de senso comum e um tanto ingênuos por vezes, que reverberam na sociedade em geral, sem a catarse de uma comunidade de conhecimento ativa, a tendência é culpabilizar a população, reproduzir as estratégias neoliberais de alguns governos, e manter-se no senso comum. Essa dissertação mostra algumas evidências dessas questões, bem como, algumas críticas que não apareceram nas falas dos Multiplicadores, e que, são importantes e necessárias a nosso ver. ...
Abstract
The reverberation of environmental discourse, which emerged in the 1960s, has as one of its effects the development of environmental public policies to combat the "crisis" of development propagated by governments. However, the discursive formations present in this episteme collaborated in the development of a new concept: sustainable development to account for the ills caused by the economic model put, from a positivist view of science. In fact, this vision that marks the bodies of the subject ...
The reverberation of environmental discourse, which emerged in the 1960s, has as one of its effects the development of environmental public policies to combat the "crisis" of development propagated by governments. However, the discursive formations present in this episteme collaborated in the development of a new concept: sustainable development to account for the ills caused by the economic model put, from a positivist view of science. In fact, this vision that marks the bodies of the subject forming a sign object characteristic of science: the white coat, which legitimizes and empowers the speeches of those who use this clothing, in the specific case of this research in Environmental Education actions. The use of devices is a concept of Foucault that identifies the recurrent use of strategies by governments to manage the population in a massive and individualistic way, even if it is an area that had as initial proposal to be transdisciplinary, as is the case of Environmental Education. In addition, Environmental Education generally blames the individual for damages to the environment "by calling him" to change his attitudes towards a "better" world. The objective of this work is to understand the role of Environmental Multiplier in the Environmental Education actions of Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), even though today there is no Environmental Education program that guides, trains or standardizes a methodology that can be replicated in more than 340 municipalities in which the company operates, taking into account the particularities of local culture, politics and society. In this way the results obtained in the three articles allow us to identify the functional body's concern in meeting a society's demand in the area of Education, specifically Environmental Education. However, the environmental actions of so-called Environmental Multipliers, with no company-specific environmental policy or training, are at the mercy of advertising information, common sense and somewhat naive speeches that reverberate in society in general, without catharsis of a active community of knowledge, the tendency is to blame the population, to replicate the neoliberal strategies of some governments, and to maintain common sense. This dissertation shows some evidences of these questions, as well as some criticisms that did not appear in the speeches of the Multipliers, and which are important and necessary to our view. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
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