Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKapczinski, Myriam Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Marcelle Almeida dept_BR
dc.contributor.authorVeiga, Rochelle Santos dapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-29T02:30:56Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170666pt_BR
dc.description.abstractO processo de avaliação dos cursos de graduação de odontologia é indispensável para aperfeiçoar o processo do ensino aprendizagem, bem como as competências e habilidades adquiridas pelos alunos. O objetivo do presente estudo foi identificar qual o nível de confiança dos alunos que estão no 10º semestre do curso diurno para realizar procedimentos nas diferentes áreas da clínica odontológica. Todos os alunos do último semestre foram convidados com adesão de 100%. Estes responderam um questionário baseado em tabela Lickers, pontuando seu nível de autoconfiança na execução de diversos procedimentos de clínica odontológica. Os resultados foram analisados no Software SPSS 17(Statacorp., College Station, USA) e os dados de frequência e média das variáveis foram colocados em tabelas. Verificou-se que procedimentos preventivos, elaboração de plano de tratamento, endodontia de monoradiculares, restaurações com resina composta, exodontia, clareamento, odontopediatria, raspagem, alisamento e polimento e raspagem e alisamento subgengial obtiveram média superior a 4 em seus níveis de confiança; prótese fixa múltipla e onlay apresentaram níveis de confiança entre 2 e 3; 30,8% dos alunos não se informou a respeito das características do currículo do curso diurno para determinar a escolha pela FOUFRGS para fazer o curso de graduação e 82,1% dos alunos declaram-se confiantes para iniciar as atividades exigidas para o exercício profissional.pt_BR
dc.description.abstractThe evaluation process of undergraduate dentistry courses is indispensable to improve the teaching and learning process, as well as the skills and abilities acquired by the students. The objective of the present work was to identify the students’ confidence level, which are in the 10th semester of daytime course to perform procedures in the different areas of the dental clinic. All the students of the last semester were invited with 100% adherence. These answered a questionnaire based on the Lickers table, punctuating their self-confidence level in the execution of several integrated clinical procedures. The results were analyzed by SPSS Software 17 (Stata Corp., College Station, USA) and the frequency and mean data of the variables were tabulated. It was verified that preventive procedures, elaboration of treatment plan, endodontics of monorradicular, restorations with composite resin, extraction, bleaching, pediatric dentistry, scaling, smoothing and polishing and scaling and subgingival smoothing obtained an average upper to 4 in their confidence levels; multiple fixed prosthesis and onlay presented confidence levels between 2 and 3; 30.8% of the students did not inquire about the characteristics of the curriculum of the daytime course to determine the choice by FOUFRGS to take the undergraduate course and 82.1% of students declare to be confident to start the activities required for the professional exercise.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectGraduationen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectSelf-assessmenten
dc.subjectDentistryen
dc.titleAvaliação de autoconfiança dos formandos do semestre 2017/1 do Curso de Odontologia Diurno da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001052338pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples