O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil
dc.contributor.author | Krug, Camila de Fátima | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-25T02:27:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-4512 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/170587 | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se do relato de uma pesquisa realizada em uma creche pública localizada no município de Porto Alegre-RS. Tal pesquisa foi realizada em uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e gênero, com delineamento de estudo de caso. As análises estão ancoradas nesta perspectiva, a partir da reflexão sobre cenas observadas e selecionadas na rotina de sala de uma turma de Maternal 2. Os resultados obtidos apontam que as representações dos marcadores de gênero atribuídos ao feminino e masculino em nossa sociedade se entrecruzam com o pedagógico, impedindo em alguns momentos as crianças de participar das atividades, como na exploração de materiais de cunho artístico, e em outros, impelindo suas participações, como no exemplo das fantasias. Pretende-se assim, que os apontamentos feitos com a pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre as conexões entre corpo e gênero na educação infantil, e a atuação docente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This is the report of a survey conducted in a public day care center in the municipality of Porto Alegre-RS. This research was conducted in a qualitative approach in a cultural perspective of the body and gender concepts with case study design. Analyses are anchored in this perspective, from the reflection of scenes observed and selected in the routine of a group of Maternal room 2. The results indicate that the representations of gender markers attributed to the female and male in our society are interwoven with the pedagogical, preventing at times the children to participate in activities such as the exploration of artistic imprint materials, and others, urging their participation, as in the example of costumes. It is thus intended that the notes made with the research can contribute to the reflection on the connections between body and gender in early childhood education, and teaching practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Zero-a-Seis. Florianópolis. Vol. 18, n. 34 (jul./dez. 2016), p. 249-266 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Body | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Genre | en |
dc.subject | Childhood | en |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Children education | en |
dc.title | O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Pink slipper : body and gender in early children education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001051239 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39559)Ciências Humanas (6795)