Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Karine dospt_BR
dc.contributor.authorPaulo, Fernanda dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2017-11-24T02:26:23Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2359-4381pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170554pt_BR
dc.description.abstractO texto relaciona duas importantes concepções teóricas no contexto brasileiro, a Educação Popular e a Pedagogia Social. A primeira concepção é concebida como manifestação que se constitui a partir da expressão das desigualdades sociais, cujo conceito apresenta uma dimensão política e pedagógica que sustenta o projeto de sociedade que defende; a segunda é reconhecida como uma disciplina pedagógica, gestada no âmbito da universidade, sendo identificada como uma área das Ciências da Educação. Relaciona um conjunto de saberes teóricos, técnicos e experienciais os quais são aplicados à Educação Social. Consideramos que ambas as concepções são referentes substantivos que inspiram o fazer educativo e pedagógico das práticas no campo social. Este identificado como um campo pedagógico específico para além dos espaços reconhecidos formalmente no campo da educação. O texto propõe um diálogo a partir de memórias das experiências de trabalho das próprias autoras e dos referentes teórico-metodológicos acima descritos. Explicita como categorias de análise compreensões acerca do ser e estar Educadora e Educador Social e Educadora e Educador Popular e localiza a dimensão profissional e militante que envolvem este tema. Freire, Caride, Caliman, Streck e Fichtner são referenciais importantes na tessitura dos diálogos aqui propostos. O argumento que defendemos é o de que a Educação Popular e a Pedagogia Social não são concepções teórico-metodológicas que possuem definições lineares, únicas e neutras. Ambas estão inscritas e produzidas em um contexto político, cultural e social multifacetado, mas que contribuem sobremaneira às práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação no campo social.pt_BR
dc.description.abstractThis text relates two important theoretical conceptions within the Brazilian context: Popular Education and Social Pedagogy. The first conception is seen as a manifestation that is constituted from the expression of social inequities, whose concept presents a social as well as a pedagogical dimension that sustain the project of society it defends. The second is recognized as a pedagogical discipline, generated within a university context, identified as an area of the Education Sciences. It relates a series of theoretical, technical and experiential knowledges which are applied to Social Education. We consider that both conceptions are substantial benchmarks that inspire the education and pedagogical craft in the practices within the social field, which is identified as a specific pedagogical area located beyond the spaces formally recognized in the educational field. The text proposes a dialogue from the memories of work experience of the authors themselves as well as the theoretical and methodological references mentioned above. It takes as categories of analysis the comprehensions about being an Educator and a Social Educator and locates the militant and professional dimensions involved in this theme. Freire, Caride, Caliman, Streck e Fichtner are some of the important references in the weaving of the dialogues we here propose. The argument that we defend states that Popular Education and Social Pedagogy are not theoretic and methodological concepts that possess linear, single as well as neutral definitions. Both are comprised and produced within a context which is political, social and cultural multifaceted, but which contributes significantly to the pedagogical practices developed in the context of education within the social field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsino & Pesquisa. Paraná. 2016. Vol. 15, n. 2 (sup., 2017), p. 117-140pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectSocial pedagogyen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPopular educatoren
dc.subjectSocial educatoren
dc.title(Des)encontros entre a educação popular e a pedagogia socialpt_BR
dc.title.alternative(Mis)matches between popular education and social pedagogy en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001045486pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record