A concepção pedagógica construtivista-moderna referenciada ao treino técnico-desportivo de jovens tenistas
Visualizar/abrir
Data
2002Autor
Tipo
Outro título
The modern constructivism pedagogic conception with reference to the technician sport training of youth tennis players
Assunto
Resumo
O presente estudo apresenta a concepção pedagógica construtivista-moderna, com o objetivo de fundamentar a ação pedagógica do treinador no processo de treino técnico-desportivo de jovens tenistas. Trata-se de uma concepção pedagógica que procura romper com a orientação tradicional que, por seguir modelos adultos, caracteriza-se por uma atividade de treino especializada precocemente. Os princípios orientadores pressupõem a integração entre educação intelectual e corporal, além de priorizar a ati ...
O presente estudo apresenta a concepção pedagógica construtivista-moderna, com o objetivo de fundamentar a ação pedagógica do treinador no processo de treino técnico-desportivo de jovens tenistas. Trata-se de uma concepção pedagógica que procura romper com a orientação tradicional que, por seguir modelos adultos, caracteriza-se por uma atividade de treino especializada precocemente. Os princípios orientadores pressupõem a integração entre educação intelectual e corporal, além de priorizar a atividade do jovem tenista na construção de seu próprio conhecimento. Assumindo os pressupostos dessa concepção pedagógica é que se propõe uma intervenção no âmbito do treino técnico-desportivo. Nesta perspectiva, o processo de treino estará integralmente a serviço dos interesses do jovem, considerando suas potencialidades e limitações. Sabese que não existe uma fórmula pronta para se educar através do esporte, no entanto é possível definir alguns princípios que se expressam na síntese de todos os fatores que constituem a estrutura do treino técnicodesportivo do tenista. ...
Abstract
The present study presents the modern constructivism pedagogia conception, with the objective of basing the trainer's pedagogic action in the process of young tennis players technician-sport training. It is a pedagogic conception that tries to break with the traditional orientation that, for following adult models, it is characterized by an activity of early specialized training. The guides beginnings presupposes the integration among intellectual and corporal education, besides prioritizing th ...
The present study presents the modern constructivism pedagogia conception, with the objective of basing the trainer's pedagogic action in the process of young tennis players technician-sport training. It is a pedagogic conception that tries to break with the traditional orientation that, for following adult models, it is characterized by an activity of early specialized training. The guides beginnings presupposes the integration among intellectual and corporal education, besides prioritizing the young tennis player activity in the construction of its own knowledge. Assuming the presuppositions of that pedagogic conception is that intends an intervention in the ambit of the techniciansport training. In this perspective, the training process will be integrally to service of the youtfTs interests, considering its potentialities and limitations. it is known that a ready formula doesn't exist to educate through the sport, however it is possible to define some beginnings that are expressed in the synthesis of ali the factors that constitute the structure of the tennis player technician-sport training. ...
Contido em
Revista Perfil. Porto Alegre. Vol. 6, n. 6 (2002), p. 61-70.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41542)Ciências da Saúde (11180)
Este item está licenciado na Creative Commons License