O estudo da história do Rio Grande do Sul a partir das coreografias dos centros de tradições gaúchas
View/ Open
Date
2017Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo se propõe a discutir as possibilidades de utilizar as representações coreográficas apresentadas pelos grupos de danças tradicionais gaúchas no ENART3 como ferramenta pedagógica, a partir de práticas artísticas. Parte-se do pressuposto que as representações coreográficas podem contribuir de maneira significativa com os processos de ensino e aprendizagem, tendo em vista, não somente seu caráter lúdico, ou de entretenimento, mas também pelos conteúdos que abordam em seus temas. Para co ...
Este artigo se propõe a discutir as possibilidades de utilizar as representações coreográficas apresentadas pelos grupos de danças tradicionais gaúchas no ENART3 como ferramenta pedagógica, a partir de práticas artísticas. Parte-se do pressuposto que as representações coreográficas podem contribuir de maneira significativa com os processos de ensino e aprendizagem, tendo em vista, não somente seu caráter lúdico, ou de entretenimento, mas também pelos conteúdos que abordam em seus temas. Para compor este artigo, optou-se pelos conteúdos presentes nos PCNs que tratam da história do Rio Grande do Sul, buscando a seguir, definir quais as representações coreográficas que melhor poderiam contribuir para ilustrar esses aspectos, sob o olhar da Dança. As análises empreendidas apontam para uma fecunda zona de fronteira entre arte, dança e educação, que possibilitam utilizar as representações coreográficas como uma potente ferramenta pedagógica. ...
Abstract
This article aims to discuss the possibilities of using the choreographic representations made by groups of traditional gaucho dances in ENART as a pedagogical tool, from artistic practices. This is on the assumption that the choreographic representations can contribute significantly to the processes of teaching and learning, with a view not only its playful character, or entertainment, but also the content that address their themes. To compose this article, we chose to present the content in N ...
This article aims to discuss the possibilities of using the choreographic representations made by groups of traditional gaucho dances in ENART as a pedagogical tool, from artistic practices. This is on the assumption that the choreographic representations can contribute significantly to the processes of teaching and learning, with a view not only its playful character, or entertainment, but also the content that address their themes. To compose this article, we chose to present the content in NCPs dealing with the history of Rio Grande do Sul, seeking to follow, define choreographic representations that could best serve to illustrate these aspects, under the gaze of Dance. The analyzes undertaken point to a fruitful border zone between art, dance and education that enable use choreographic representations as a powerful educational tool. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Especialização em Dança.
Collections
-
Health Sciences (1729)
This item is licensed under a Creative Commons License
