Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSeffner, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorCeroni, Denise Costapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-17T02:31:09Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170333pt_BR
dc.description.abstractA presente tese versa sobre a aprendizagem e a educação de adultos maduros e idosos, nas perspectivas teóricas de Paulo Freire e Peter Jarvis. Os objetivos da pesquisa foram conhecer e compreender o significado que os adultos maduros e idosos atribuem às suas aprendizagens e como percebem os elementos da não aprendizagem na participação das oficinas pedagógicas oferecidas ao grupo que compõe a ação extensionista, em uma Instituição de Ensino Superior, na cidade de Porto Alegre, RS. A tese apresenta dados sobre a longevidade, a fundamentação teórica sobre a educação de adultos nas perspectivas europeia e brasileira, tendo como foco as questões pertinentes a aprendizagem dos adultos maduros e idosos. Logo em seguida, apresenta a teoria de aprendizagem de Peter Jarvis e a teoria de conhecimento de Paulo Freire. Posto isso, propõe breve discussão sobre a gerontologia e as aproximações entre Paulo Freire e Peter Jarvis. A seguir, apresenta o grupo extensionista e sua historicidade. A postura investigativa deu-se pela Fenomenologia e os caminhos trilhados foram: a observação participante, seis entrevistas em profundidade, a análise das entrevistas e das observações realizadas, tendo como viés os pressupostos teóricos de Peter Jarvis e Paulo Freire, considerando a abordagem gerontológica. As considerações finais retratam as aproximações teóricas entre os dois autores e reafirmam que a aprendizagem ao longo da vida é imprescindível para o protagonismo dos adultos maduros e idosos em suas relações com o mundo.pt_BR
dc.description.abstractThe present thesis discusses the learning and education of mature adults and elderly people, from the theoretical perspectives of Paulo Freire and Peter Jarvis. The objectives of the research were to know and understand the meaning that mature adults and elderly people attribute to learnings and how they perceive the elements of nonlearning by participating in pedagogical workshops offered to the group which composed the extension action, in a Higher Education Institution, in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul State. The thesis presents data about longevity, about the theoretical rationale on education of adults in the European and Brazilian perspectives, focusing on the relevant questions to the learning of mature adults and elderly people. Then, it presents the learning theory of Peter Jarvis and the knowledge theory of Paulo Freire. Having said that, it proposes a brief discussion about gerontology and establishes some common ground between Paulo Freire and Peter Jarvis. Next, it presents the extension group and its historicity. The investigative attitude was provided through the Phenomenology and the paths taken were: the participative observation, six interviews in depth, the interviews analyses and the observations made, having as base the theoretical postulates of Peter Jarvis and Paulo Freire, considering the gerontological approach. The final considerations describe the common theoretical premises between the two authors, and reaffirm that learning throughout life is crucial for the protagonism of mature adults and elderly people in their relations with the world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectNon-learningen
dc.subjectEducation of Adultsen
dc.subjectHuman Ageingen
dc.titleAprender é tudo ! Os significados da aprendizagem e da não aprendizagem de adultos maduros e idosospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001052213pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples