Efeitos de uma intervenção fisioterapêutica baseada nos princípios da Coordenação Motora de Piret e Béziers sobre o alinhamento articular dinâmico dos membros inferiores de bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
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2017Advisor
Academic level
Graduation
Title alternative
Effects of a physiotherapeutic intervention based on the Piret and Béziers Motor Coordination principles on the lower limbs joint alignment of dancers from Bolshoi Theater School in Brazil
Abstract in Portuguese (Brasil)
Introdução: O ballet clássico possui princípios técnicos que primam pelos alinhamentos articulares e segmentares anatômicos, principalmente, dos membros inferiores, tendo como base de todo trabalho corporal dos bailarinos a obtenção e a manutenção de um en dehors (ou rotação externa de quadris) perfeito esteticamente, o que, muitas vezes, foge dos limites anatômicos de cada indivíduo e provoca lesões musculoesqueléticas associadas a sua prática. Empiricamente, porém, vem se observando uma relaç ...
Introdução: O ballet clássico possui princípios técnicos que primam pelos alinhamentos articulares e segmentares anatômicos, principalmente, dos membros inferiores, tendo como base de todo trabalho corporal dos bailarinos a obtenção e a manutenção de um en dehors (ou rotação externa de quadris) perfeito esteticamente, o que, muitas vezes, foge dos limites anatômicos de cada indivíduo e provoca lesões musculoesqueléticas associadas a sua prática. Empiricamente, porém, vem se observando uma relação complementar existente entre a prática da dança com a aplicação preventiva de exercícios reestruturantes e reorganizantes baseados nos princípios da Coordenação Motora, das psicomotricistas Piret e Béziers. Esta abordagem postural coordenativa busca, de modo geral, o equilíbrio torcional dos segmentos que compõem o corpo humano e visa o alinhamento anatômico ideal de suas articulações por vias neuromusculares e proprioceptivas, no intuito de prevenir lesões diversas. Logo, acreditando que ambas as práticas corporais possuem linguagens dependentes e complementares, o principal objetivo desta tese foi verificar os efeitos da aplicação de exercícios posturais baseados nos princípios da Coordenação Motora sobre o alinhamento articular dinâmico dos membros inferiores de bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Métodos: Para dar conta desse propósito, a tese foi dividida em quatro estudos: (1) artigo de opinião evidenciando o potencial da linha de tratamento fisioterapêutico baseado nos princípios da Coordenação Motora de Piret e Béziers, o qual está em processo de avaliação na Revista Movimento; (2) artigo de revisão sistemática visando investigar os instrumentos de avaliação do turnout (ou en dehors), o qual se encontra em avaliação na Revista Fisioterapia & Pesquisa; (3) artigo original apresentando a validação do Método de Avaliação Dinâmica do Alinhamento Articular dos Membros Inferiores (MADAAMI-II), o qual está in press no Journal of Dance Medicine & Science; e (4) estudo experimental controlado, o qual ainda não foi submetido à avaliação de nenhum periódico. Para esse quarto e último estudo a amostra foi composta, inicialmente, por 39 bailarinos da 7ª série curricular nos anos de 2015 (turma 1) e de 2016 (turma 2), com idade média de 18,5±0,89 anos. Os bailarinos foram avaliados no período controle (turma 1, de 2014 a 2015 e turma 2, de 2015 a 2016), após o período interventivo com duração de quatro semanas (turmas 1 e 2 no segundo semestre de 2015 e em 2016, respectivamente) e no período de follow-up, após seis meses da intervenção. A avaliação foi realizada utilizando: (1) o instrumento MADAAMI-II, composto pela filmagem dos bailarinos executando os passos demi-plié, grand plié e fondu (com os pés em posição de 180°, em paraleo e autorreferida), a qual é analisada em planilha de pontuação própria; e (2) um goniômetro para mensurar o grau de angulação dos pés na posição autorreferida. A intervenção, realizada por uma pesquisadora cegada em relação à avaliação, consistiu em quatro sessões fisioterapêuticas em grupo, uma por semana, com duração de uma hora cada, com exceção da primeira sessão, que foi de duas horas. Entre cada sessão os bailarinos foram convidados a realizarem, diariamente, exercícios cumulativos chamados de “temas de casa” e “temas de vida”, que, ao término da quarta sessão se transformaram em “temas de manutenção”, “temas técnicos específicos” e “temas para a vida”, devendo ser realizados diariamente ou no mínimo três vezes por semana ao longo dos seis meses de follow-up. A análise dos vídeos, realizada por uma avaliadora cegada em relação ao momento avaliativo e ao processo interventivo, forneceu a pontuação de cada critério do MADAAMI-II (estabilização do arco do pé, alinhamento do centro do joelho com o pé ipsilateral e posicionamento pélvico) de acordo com a fase de cada passo avaliado. A análise estatística foi realizada no software SPSS (versão 20.0), com nível de significância de 0,05. Para comparar o efeito da intervenção relacionado ao fator tempo, foram realizadas ANOVAs de Friedman, com desdobramento post hoc de Wilcoxon e correção de Bonferroni. Resultados: Diferenças significativas foram encontradas em todas as fases dos passos analisadas, exceto nas fases estáticas do demi-plié e grand plié. As posições de pés que apresentaram maiores diferenças entre os períodos avaliativos foram a de pés em en dehors de 180° e a de pés em en dehors autorreferido. O alinhamento do centro do joelho com o segundo dedo do pé correspondente apresentou importante melhora entre os períodos de tempo avaliados. Conclusão: A intervenção proposta gerou diminuição dos desalinhamentos articulares dinâmicos durante as fases dos passos demi-plié, grand plié e fondu nas posições de pés em en dehors do ballet clássico (180° e autorreferida), principalmente, com relação ao alinhamento do centro do joelho. Além disso, a intervenção não promoveu mudanças significativas nos valores angulares iniciais e finais obtidos na posição de pés em en dehors autorreferido. ...
Abstract
Introduction: The classical ballet has technical principles that emphasize the especially lower limbs articular and segmental anatomical alignments based on the dancers bodywork destined to obtain and maintain an esthetically perfect en dehors (turnout or hips external rotation) , which often escapes the anatomical limits of each individual and causes musculoskeletal injuries associated with their practice. Empirically, however, we have observed a complementary relationship between the dance pr ...
Introduction: The classical ballet has technical principles that emphasize the especially lower limbs articular and segmental anatomical alignments based on the dancers bodywork destined to obtain and maintain an esthetically perfect en dehors (turnout or hips external rotation) , which often escapes the anatomical limits of each individual and causes musculoskeletal injuries associated with their practice. Empirically, however, we have observed a complementary relationship between the dance practice and the preventive application of restructuring and reorganizing exercises based on the Motor Coordination principles, described by the psychomotricians Piret and Béziers. In general, this coordinated postural approach seeks the torsional balance of the segments that make up the human body and aims at the ideal anatomical alignment of its articulations by neuromuscular and proprioceptive pathways, in order to prevent diverse lesions. Therefore, believing that both corporal practices have dependent and complementary languages, the main objective of this thesis was to verify the application effects of postural exercises based on the Motor Coordination principles on the dynamic lower limbs joint alignment of dancers from Bolshoi Theater School in Brazil. Methods: In order to fulfill this purpose, the thesis was divided into four studies: (1) opinion article evidencing the potential of the physiotherapeutic treatment line based on the Piret and Béziers Motor Coordination principles, which is under evaluation in the Revista Movimento; (2) a systematic review article aimed at investigating the turnout evaluation tools (or en dehors), which is under evaluation in the Revista Fisioterapia & Pesquisa; (3) original article presenting Dynamic Evaluation Method of Lower Limb Joint Alignment (MADAAMI-II) validation, which is in press in the Journal of Dance Medicine & Science; and (4) controlled experimental study, which has not yet been submitted to the evaluation of any journal. For this fourth and final study, the sample was initially composed by 39 dancers from the 7th level in the years 2015 (class 1) and 2016 (class 2), with a mean age of 18.5 ± 0.89 years. The dancers were evaluated in the control period (group 1, from 2014 to 2015 and group 2, from 2015 to 2016), after the intervention period with a duration of four weeks (classes 1 and 2 in the second half of 2015 and in 2016 respectively) and in the follow-up period, after six months of the intervention. The evaluation was performed using: (1) the MADAAMI-II instrument, composed by the filming of the dancers performing the demi-plié, grand plié and fondu steps (with the feet position in a 180°, parallel and self-reported), which is analyzed in a spreadsheet of its own; and (2) a goniometer to measure the feet angulation degree in the self-referenced position. The intervention, performed by a blinded researcher in relation to the evaluation, consisted of four physiotherapeutic sessions in a group, one per week, lasting one hour each, with the exception of the first session, which was two hours. Between each session the dancers were invited to perform daily cumulative exercises called "home themes" and "life themes", which, at the end of the fourth session, became "maintenance themes", "specific technical themes" and "themes for life", and should be performed daily or at least three times a week over the six months of follow-up. The videos analysis, performed by a blinded evaluator in relation to the evaluative moment and the interventional process, provided the score of each MADAAMI-II criterion (foot arch stability, knee center alignment and pelvic position) according to the phase of each step evaluated. Statistical analysis was performed in SPSS software (version 20.0), with a significance level of 0.05. To compare the effect of time-related intervention, we performed Friedman's ANOVAs, with Wilcoxon post hoc unfolding and Bonferroni correction. Results: Significant differences were found in all analyzed steps phases, except in the demi-plié and grand plié static phases. The feet positions that presented the greatest differences between the evaluative periods were those of feet in 180° of turnout and feet in self-reported turnout. The knee center alignment with the corresponding second toe showed a significant improvement between the evaluated periods of time. Conclusion: The proposed intervention generated a decrease in dynamic joint misalignments during the demi-plié, grand plié and fondu steps phases in the classical ballet standing positions (180° and selfreported), mainly in relation to the knee center alignment. In addition, the intervention did not promote significant changes in the initial and final angular values obtained in the self-reported turnout position. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
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