Intervenções pedagógicas na aprendizagem do conteúdo de peixes no ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Moço, Maria Cecília de Chiara | pt_BR |
dc.contributor.author | Donin, Laura Modesti | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-14T02:31:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/170263 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo dos conteúdos biológicos pode ser complexo, exaustivo e abstrato para o entendimento dos alunos, impulsionando-os a uma breve memorização dos conteúdos e não ao seu entendimento significativo. Sendo a escola a principal referência de muitos alunos de escolas públicas, cabe à instituição e aos docentes procurarem ferramentas que se adequem às histórias de vidas dos alunos e às condições físicas da escola para propor aulas estimulantes aos alunos. Visto que é crescente a necessidade de recursos didáticos facilitadores da aprendizagem, o objetivo desse trabalho é analisar a efetividade de intervenções pedagógicas na aprendizagem do conteúdo de peixes. A pesquisa foi aplicada ao longo de três semanas com alunos de sextos anos de uma escola pública de Porto Alegre. A metodologia consiste na análise de desenhos pré-intervenções pedagógicas como instrumento de conhecimento prévio dos alunos acerca do assunto e, posteriormente, análise de desenhos pós-intervenções pedagógicas como instrumento de avaliação final. Somado a isso, aplicou-se um questionário a fim de corroborar com as análises de desenhos. A aplicação das intervenções pedagógicas baseou-se na montagem de quebra-cabeças e na demonstração prática de exemplares de peixes em laboratório. Conforme nossa hipótese, os resultados obtidos demonstraram que é relevante a aplicação de intervenções pedagógicas no ensino de peixes, assim como pode ser para qualquer conteúdo a ser trabalhado, contanto que seja adaptado às condições da escola e com o contexto social dos alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Desenho infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Intervenções pedagógicas na aprendizagem do conteúdo de peixes no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Malabarba, Luiz Roberto | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001027494 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1203)