Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorDonin, Laura Modestipt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T02:31:51Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170263pt_BR
dc.description.abstractO estudo dos conteúdos biológicos pode ser complexo, exaustivo e abstrato para o entendimento dos alunos, impulsionando-os a uma breve memorização dos conteúdos e não ao seu entendimento significativo. Sendo a escola a principal referência de muitos alunos de escolas públicas, cabe à instituição e aos docentes procurarem ferramentas que se adequem às histórias de vidas dos alunos e às condições físicas da escola para propor aulas estimulantes aos alunos. Visto que é crescente a necessidade de recursos didáticos facilitadores da aprendizagem, o objetivo desse trabalho é analisar a efetividade de intervenções pedagógicas na aprendizagem do conteúdo de peixes. A pesquisa foi aplicada ao longo de três semanas com alunos de sextos anos de uma escola pública de Porto Alegre. A metodologia consiste na análise de desenhos pré-intervenções pedagógicas como instrumento de conhecimento prévio dos alunos acerca do assunto e, posteriormente, análise de desenhos pós-intervenções pedagógicas como instrumento de avaliação final. Somado a isso, aplicou-se um questionário a fim de corroborar com as análises de desenhos. A aplicação das intervenções pedagógicas baseou-se na montagem de quebra-cabeças e na demonstração prática de exemplares de peixes em laboratório. Conforme nossa hipótese, os resultados obtidos demonstraram que é relevante a aplicação de intervenções pedagógicas no ensino de peixes, assim como pode ser para qualquer conteúdo a ser trabalhado, contanto que seja adaptado às condições da escola e com o contexto social dos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleIntervenções pedagógicas na aprendizagem do conteúdo de peixes no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMalabarba, Luiz Robertopt_BR
dc.identifier.nrb001027494pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples