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dc.contributor.advisorGaya, Anelise Reispt_BR
dc.contributor.authorRosa, Eduardo Claus Farias dapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T02:31:36Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170238pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A Educação Física Escolar, no Brasil, sofreu diversas mudanças com relação ao seu elemento norteador, durante sua breve história, sendo, nos últimos anos, amplamente discutidos o papel da disciplina e a importância do professor de Educação Física como mediador desse processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: nesse estudo, apoiado em uma análise de campo, objetivou-se caracterizar as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, sob o prisma do envolvimento do professor de Educação Física. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, com abordagem mista, onde é adotado um delineamento descritivo. Sua amostra conta com 5 professores de Educação Física do Ensino Fundamental de 4 escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Valendo-se de dados coletados anteriormente, foram utilizados uma entrevista semiestruturada para a caracterização dos professores estudados, e; o instrumento SOFIT (System for Observing Fitness Instruction Time). O SOFIT consiste em uma ferramenta que visa a avaliação da qualidade do ensino da Educação Física. A utilização do SOFIT leva em conta, nesse trabalho, exclusivamente a fase 3 do referido instrumento. De acordo com o protocolo do instrumento, foram filmadas e observadas 2 aulas de cada professor, para a verificação da abordagem de cada docente durante as aulas. Resultados: Como resultado verificou-se as posturas de instrução e administração das atividades como as mais recorrentes, dando conta de mais da metade do tempo de aula despendidos nessas duas categorias. Na outra ponta, vê-se o dispêndio de tempo com atividades não relacionadas com as aulas como uma postura menos assumida pelos sujeitos desse estudo. Entretanto, viu-se que a abordagem que dá conta da promoção da aptidão física foi assumida por apenas um dos professores estudados. Conclusão: Entende-se que neste contexto, o tratamento dado à Educação Física é de uma disciplina estruturada e planejada, entretanto, evidencia-se uma pequena contribuição para a promoção da aptidão física e a construção de uma lógica de busca pela saúde, pelos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleEnvolvimento dos professores de educação física nas aulas : um estudo de caso em escolas de Porto Alegre-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001051323pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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