O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira
Visualizar/abrir
Data
2004Tipo
Outro título
The corrective treatment of form in the teaching and learning of a foreign language
Assunto
Resumo
Neste artigo tratamos de algumas questões cruciais de ensino e aprendizagem de segunda língua (L2) e língua estrangeira (LE) relativas ao tratamento corretivo da forma na sala de aula. Primeiramente, revisamos a relação entre a instrução com foco na forma e o ensino comunicativo de línguas e apresentamos alguns conceitos essenciais. Em segundo lugar, discutimos alguns estudos encontrados na literatura especializada (Lyster e Ranta, 1997; Panova e Lyster, 2002; Ohta, 2000 e Ellis, Basturkmen e L ...
Neste artigo tratamos de algumas questões cruciais de ensino e aprendizagem de segunda língua (L2) e língua estrangeira (LE) relativas ao tratamento corretivo da forma na sala de aula. Primeiramente, revisamos a relação entre a instrução com foco na forma e o ensino comunicativo de línguas e apresentamos alguns conceitos essenciais. Em segundo lugar, discutimos alguns estudos encontrados na literatura especializada (Lyster e Ranta, 1997; Panova e Lyster, 2002; Ohta, 2000 e Ellis, Basturkmen e Loewen, 2001), destacando dois estudos no contexto brasileiro (Lima, 2002; Menti, 2003). Finalmente, apresentamos nossas conclusões e implicações sobre as principais questões levantadas. ...
Abstract
This article deals with some fundamental issues in teaching and learning a second and foreign language pertaining to corrective treatment of form in the classroom. We will first review the relation between focus on form teaching and communicative language teaching and will present some essential concepts related to these two approaches. We will then discuss some studies available in the specialized literature (Lyster and Ranta, 1997; Panova and Lyster, 2002; Ohta, 2000 and Ellis, Basturkmen and ...
This article deals with some fundamental issues in teaching and learning a second and foreign language pertaining to corrective treatment of form in the classroom. We will first review the relation between focus on form teaching and communicative language teaching and will present some essential concepts related to these two approaches. We will then discuss some studies available in the specialized literature (Lyster and Ranta, 1997; Panova and Lyster, 2002; Ohta, 2000 and Ellis, Basturkmen and Loewen 2001), giving special attention to two studies carried out in the Brazilian context (Lima, 2002; Menti, 2003). We will close by presenting our conclusions and implications of the main issues discussed. ...
Contido em
Revista Letras. Curitiba. N. 62 (jan./abr. 2004), p. 119-136
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39774)Linguística, Letras e Artes (2707)
Este item está licenciado na Creative Commons License