A formação de estratégias na INFRAERO : um estudo sobre estratégias deliberadas e emergentes
Fecha
2017Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A presente pesquisa aborda o estudo da formação de estratégias na Infraero, empresa pública brasileira responsável pela administração de aeroportos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso que contempla a análise de um tempo histórico da estatal até os dias atuais, entre 1995 e 2016, utilizando-se a abordagem teórica de Henry Mintzberg, de estratégias emergentes e deliberadas, e de Baum e Dutton (1997) e Eisenhardt e Brown (1997), sobre a imersão estratégica e a busca de uma maior contextua ...
A presente pesquisa aborda o estudo da formação de estratégias na Infraero, empresa pública brasileira responsável pela administração de aeroportos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso que contempla a análise de um tempo histórico da estatal até os dias atuais, entre 1995 e 2016, utilizando-se a abordagem teórica de Henry Mintzberg, de estratégias emergentes e deliberadas, e de Baum e Dutton (1997) e Eisenhardt e Brown (1997), sobre a imersão estratégica e a busca de uma maior contextualização da estratégia. Através da pesquisa realizada, verificou-se que o desalinhamento entre as ações da empresa, o setor aéreo e as políticas de governo planejadas para a Infraero é o principal fator que vem limitando as ações estratégicas da estatal, prejudicando seus planos e o conhecimento de seu papel no setor, sendo a passividade da Infraero um dos motivos identificados para essa situação. A análise da pesquisa, dividida em três períodos, permitiu observar que o esforço da empresa para seguir as estratégias traçadas nos planejamentos anuais é constante, porém foram identificadas três situações que desencadearam o surgimento de estratégias emergentes: em contextos mais estáveis e favoráveis financeiramente, como forma de se aproveitar oportunidades de crescimento e aprendizado; através de decisões do governo; e reativamente, perante a necessidade de se manter e resgatar a sustentabilidade da empresa. Apontam-se, também, como fatores decisivos influenciadores da formação estratégica: o contexto social e econômico do país, especialmente face o crescimento do transporte aéreo; o contexto político; o contexto interno, em que se observou a influência causada por gestores e o estado das finanças internas; e a ocorrência de grandes choques externos. ...
Abstract
The present research approaches the study of strategy formations at Infraero, a Brazilian state-owned company responsible for managing airports in the country. For that, a case study was fulfilled which includes the analysis of a historical time of the state company until the present days, between the years of 1995 to 2016, using the theoretical approach of Henry Mintzberg, of emergent and deliberate strategies, and the approach of Baum and Dutton (1997) and Eisenhardt and Brown (1997), on the ...
The present research approaches the study of strategy formations at Infraero, a Brazilian state-owned company responsible for managing airports in the country. For that, a case study was fulfilled which includes the analysis of a historical time of the state company until the present days, between the years of 1995 to 2016, using the theoretical approach of Henry Mintzberg, of emergent and deliberate strategies, and the approach of Baum and Dutton (1997) and Eisenhardt and Brown (1997), on the embeddedness of strategy and the search for a greater contextualization of the strategy. Through the research carried out, it was found that the misalignment between the company's actions, the airline sector and the government policies planned for Infraero is the main factor that has been limiting the company’s strategic actions, damaging its plans and the knowledge of its role in the sector, with Infraero's passivity being one of the motives identified for this situation. The analysis of the research was divided into three periods, allowing us to observe that the effort that the company has made to follow the strategies set in the annual plans is constant, however, three situations were identified that led to the rise of emerging strategies: in more stable and financially favorable contexts, allowing opportunities for growth and learning; through government decisions; and reactively, given the need to maintain and recover the sustainability of the company. It is also shown as decisive factors influencing the strategic formation: the social and economic context of the country, especially in view of the growth of air transport; the political context; the internal context, in which the influence caused by managers and the state of internal finances were observed; and the event of major external shocks. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (6071)Administración (1952)
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