Artrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidiano
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Artrópodes são um dos grupos mais representativos e necessários para o ambiente em que vivem. Estão associados a diversas conceituações construídas por variadas fontes que fundamentam práticas com consequências positivas e negativas. Esse universo de conceituações e práticas e precisa ser levado em conta pela escola, é importante entende-lo para melhorar o processo pedagógico. Para isso houve um levantamento dessas informações através de questionário com perguntas abertas e uma de múltipla esco ...
Artrópodes são um dos grupos mais representativos e necessários para o ambiente em que vivem. Estão associados a diversas conceituações construídas por variadas fontes que fundamentam práticas com consequências positivas e negativas. Esse universo de conceituações e práticas e precisa ser levado em conta pela escola, é importante entende-lo para melhorar o processo pedagógico. Para isso houve um levantamento dessas informações através de questionário com perguntas abertas e uma de múltipla escolha com justificativa. Esses resultados foram discutidos em abordagem qualitativa e quantitativa à luz de bibliografia científica e legislações. Os resultados indicam pouco significado da escola nessas conceituações e práticas apesar da sua produção ser mais correta quando de fonte escolar do que quando de fonte cotidiana. Ela parece não desmistificar muito a visão pejorativa sobre artrópodes e, além disso, parece reproduzir classificação correta, mas mal fundamentada dos mesmos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License