Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Cícera Carla do Nascimentopt_BR
dc.contributor.authorAlves, Francisco Régis Vieirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-04T02:30:49Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170026pt_BR
dc.description.abstractPropõe-se neste artigo, um recorte da dissertação de mestrado de Oliveira (2016), a descrição de situações didáticas voltadas para a resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática em sala de aula como forma de ensino e aprendizado. Por meio da Engenharia Didática, especificamente das duas primeiras etapas, realizou-se uma análise de materiais que contemplam atividades olímpicas, buscando perceber o quanto estes podem ou não contribuir com a prática do professor em sala de aula. Objetiva-se descrever uma estratégia de ensino para o entendimento e evolução da resolução de problemas olímpicos, sendo que esta sequência de aprendizado segue as fases da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Investigam-se questões de Olimpíada de Matemática que possam ser usadas em sala de aula com o auxílio do software GeoGebra. Infere-se que ao fazer uso de um meio dinâmico na exploração dos problemas, o professor pode gerenciar uma aula que permitirá o envolvimento do estudante em várias etapas do desenvolvimento e construção do conhecimento em análise.pt_BR
dc.description.abstractThis article proposes a description of the dissertation of Oliveira (2016), the description of didactic situations aimed at solving problems of Mathematical Olympiads in the classroom as a form of teaching and learning. Through Didactic Engineering, specifically the first two stages, an analysis was made of materials that contemplate Olympic activities, seeking to understand how these may or may not contribute to the teacher's practice in the classroom. The objective of this course is to describe a teaching strategy for the understanding and evolution of the resolution of Olympic problems, and this sequence of learning follows the stages of Guy Brousseau's Theory of Teaching Situations. Mathematical Olympiad questions that can be used in the classroom with the help of GeoGebra software are investigated. It is inferred that by making use of a dynamic means in the exploration of problems, the teacher can manage a class that will allow the student's involvement in several stages of the development and construction of the knowledge under analysis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 14, n. 3 (2017), p. 250-263pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectOlímpiadas matematicaspt_BR
dc.subjectMathematical olympiaden
dc.subjectTheory of didactic situationsen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectOlympic situationsen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.titleConcepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebrapt_BR
dc.title.alternativeConcept and description of olympic situations with GeoGebra aid en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001045033pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples