Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJanissek-Muniz, Raquelpt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Rafael Perezpt_BR
dc.date.accessioned2017-11-01T02:32:58Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169995pt_BR
dc.description.abstractEm tempos de transformações constantes, empreendedores buscam formas mais assertivas de lançarem seus negócios no mercado, alcançando com mais facilidade o público alvo e construindo empresas bem estruturadas. Este estudo tem como tema a modelagem de negócios da indústria criativa, tendo como objetos centrais a formalização e as ferramentas desta modelagem. Do ponto de vista metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em dados secundários, especialmente sobre os temas empreendedorismo, plano de negócios, Business Model Canvas e indústria criativa. Como resultado, constatou-se uma informalidade na modelagem de negócios e na gestão das empresas estudadas e um forte amadorismo da indústria criativa em questões de mercado. Por outro lado, ferramentas como o Business Model Canvas já estão bem disseminadas e sendo utilizadas em diversos processos, porém nem sempre de uma maneira assertiva. Além disso, destacou-se novas ferramentas de modelagem que podem ser utilizadas não só nesta indústria, mas em outros tipos de mercado, comparando-as entre si e sugerindo um caminho comum na modelagem dos negócios.pt_BR
dc.description.abstractIn times of constant transformation, entrepreneurs seek more assertive ways of launching their business in the market, more easily reaching the target audience and building well-structured companies. This study has as its theme the business modeling of the creative industry, having as central objects the formalization and the tools of this modeling. From the methodological point of view, a bibliographic research was carried out on secondary data, especially on the subjects of entrepreneurship, business plan, Business Model Canvas and creative industry. As a result, it was found an informality in the business modeling and management of the studied companies and a strong amateurism of the creative industry in market issues. On the other hand, tools like Business Model Canvas are already well disseminated and being used in several processes, but not always in an assertive way. In addition, we highlighted new modeling tools that can be used not only in this industry, but in other types of market, comparing them to each other and suggesting a common path in business modeling.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness Modelen
dc.subjectModelagem de negóciopt_BR
dc.subjectIndústria criativapt_BR
dc.subjectBusiness Model Canvasen
dc.subjectManagementen
dc.subjectCreative Industryen
dc.titleA ideia e a empresa : uma análise sobre o processo de modelagem de negócios da indústria criativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001051624pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples