O marketing social e sua importância para a efetividade do Programa de Coleta Seletiva da cidade de Canoas
Fecha
2017Autor
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Resumo
Destaque nos debates relacionados às problemáticas socioambientais, a separação de resíduos sólidos urbanos e sua correta destinação ficaram em evidência. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo propor estratégias de marketing social para o Programa e Coleta Seletiva de Canoas, considerando as pressuposições do marketing social e do comportamento humano. O trabalho também procurou analisar os principais benefícios, motivadores, custos e crenças de adesão da população à pratica da coleta ...
Destaque nos debates relacionados às problemáticas socioambientais, a separação de resíduos sólidos urbanos e sua correta destinação ficaram em evidência. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo propor estratégias de marketing social para o Programa e Coleta Seletiva de Canoas, considerando as pressuposições do marketing social e do comportamento humano. O trabalho também procurou analisar os principais benefícios, motivadores, custos e crenças de adesão da população à pratica da coleta seletiva; as principais barreiras; e identificar o estágio do modelo de mudança no qual os cidadãos se encontram. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa exploratória de dados secundários, 12 entrevistas em profundidade e aplicado um questionário online, com 385 respostas válidas. Assim, foi possível identificar que os principais fatores que influenciam o comportamento dos moradores são: a idade e a renda; os benefícios ambientais; a possibilidade de proporcionar um futuro melhor para as próximas gerações; entre outros. Dentre as barreiras destaca-se: a falta de conhecimento em relação ao Programa da Coleta Seletiva de Canoas e aos benefícios e consequências da separação de resíduos; a descentralização da culpa pelo problema; e a infraestrutura insuficiente do Programa. Também, foi possível comprovar que quanto maior o grau de conhecimento do Programa, maior o nível da prática da atividade em questão. Por fim, foram propostas estratégias de marketing social para o Programa no que tange sua efetividade e destacase que os moradores se encontram dispostos a aderir aos projetos propostos. ...
Abstract
Feature article in socio-environmental problem debates, the solid urban residues separation and its correct destination became evident. Thus, the present paper has as main objective to propose social marketing strategies for the Canoas’ Selective Collection Program, considering the presuppositions of social marketing and human behavior. This paper also seeks to analyze the main benefits, motivators, costs and beliefs of the Canoas’ population related to the selective collection practice; the ma ...
Feature article in socio-environmental problem debates, the solid urban residues separation and its correct destination became evident. Thus, the present paper has as main objective to propose social marketing strategies for the Canoas’ Selective Collection Program, considering the presuppositions of social marketing and human behavior. This paper also seeks to analyze the main benefits, motivators, costs and beliefs of the Canoas’ population related to the selective collection practice; the main barriers; and to identify in which stage of the model of change the citizens find themselves. To achieve the main objectives, a secondary data exploratory survey, twelve in-depth interviews and an online questionnaire were applied, with 385 valid answers. This way, it was possible to identify that the main factors that influence the Canoas’ residents behavior in relation to the residues separation practice are: age and income; the environmental benefits; the possibility of providing a better future for the next generations; and others. Among the barriers, were highlighted: the lack of knowledge about the Canoas’ Selective Collection Program and the benefits and consequences of residues separation; the guilt decentralization over the problem; and the insufficient infrastructure of the Program. Also, it was possible to prove that the higher the degree of knowledge of the Program, the higher the level of practice of the activity. Finally, social marketing strategies were proposed for the Program in terms of its effectiveness and it should be noted that the residents are willing to adhere to the proposed projects. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Administración (3140)
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