Análise de segurança viária pelo método iRAP : avaliação da aplicação em uma rodovia gaúcha
dc.contributor.advisor | García, Daniel Sergio Presta | pt_BR |
dc.contributor.author | Milani, Rodrigo Valduga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-31T02:27:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/169871 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre a avaliação de segurança viária de um trecho de uma rodovia gaúcha, através da metodologia iRAP, ou International Road Assessment Programme. Trata-se de um programa internacional de avaliação de rodovias, em sua tradução literal, financiado pela Federação Internacional de Automobilismo e pelo Banco Mundial. A metodologia foi criada com foco em países de baixa e média renda, onde os problemas de segurança viária são ainda mais graves. A avaliação é feita através de imagens registradas a cada 100 metros de uma rodovia e a análise de mais de 50 atributos em cada imagem, gerando como resultados uma classificação por estrelas e um plano de investimentos propostos para a redução de fatalidades e ferimentos graves. O primeiro passo para a aplicação do método foi a pesquisa bibliográfica, incluindo a análise de dois estudos de caso para maior compreensão o funcionamento da metodologia e a realização de uma capacitação online com três módulos. Em seguida houve a definição do trecho a ser estudado, sendo este localizado entre os km 24,0 e 29,0 da ERS-122, pertencentes ao município de Bom Princípio. A partir de imagens registradas pelo Google Street View entre junho e julho de 2016, foram codificados todos os atributos do trecho, resultando em uma planilha com 51 linhas de dados e mais de 70 colunas. Foi feito então o upload desta planilha para a plataforma ViDA, que analisa a codificação gerando uma classificação por estrelas e um plano de investimentos. Como resultado da análise, o trecho recebeu uma classificação de três estrelas para ocupantes de veículos e duas para motociclistas, em uma faixa de uma estrela (menor segurança possível) a cinco (maior segurança possível). Este nível de segurança para ocupantes de veículos é o mínimo recomendado internacionalmente pelo programa. Foi ainda proposto um plano de investimento de R$ 1.992.398,00, que pode trazer um benefício econômico de R$ 5.907.088,00 nos próximos 20 anos, ao evitar a morte ou lesões graves de 23 pessoas. Com a completa implantação deste plano, o trecho passaria a ser classificado com quatro estrelas para ocupantes de veículos e três para motociclistas. Assim sendo, o método provou-se de fácil aplicação, apesar da análise feita apenas com imagens do Google Street View, e pode realmente ser uma ferramenta muito útil na redução de vítimas do trânsito mundial. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Análise de segurança viária pelo método iRAP : avaliação da aplicação em uma rodovia gaúcha | pt_BR |
dc.title.alternative | Análise da segurança viária pelo método International Road Assessment Programme : avaliação da aplicação em uma rodovia gaúcha | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001051120 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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