Análise de segurança viária pelo método iRAP : avaliação da aplicação em uma rodovia gaúcha
Fecha
2017Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Otro título
Análise da segurança viária pelo método International Road Assessment Programme : avaliação da aplicação em uma rodovia gaúcha
Materia
Resumo
O presente trabalho versa sobre a avaliação de segurança viária de um trecho de uma rodovia gaúcha, através da metodologia iRAP, ou International Road Assessment Programme. Trata-se de um programa internacional de avaliação de rodovias, em sua tradução literal, financiado pela Federação Internacional de Automobilismo e pelo Banco Mundial. A metodologia foi criada com foco em países de baixa e média renda, onde os problemas de segurança viária são ainda mais graves. A avaliação é feita através d ...
O presente trabalho versa sobre a avaliação de segurança viária de um trecho de uma rodovia gaúcha, através da metodologia iRAP, ou International Road Assessment Programme. Trata-se de um programa internacional de avaliação de rodovias, em sua tradução literal, financiado pela Federação Internacional de Automobilismo e pelo Banco Mundial. A metodologia foi criada com foco em países de baixa e média renda, onde os problemas de segurança viária são ainda mais graves. A avaliação é feita através de imagens registradas a cada 100 metros de uma rodovia e a análise de mais de 50 atributos em cada imagem, gerando como resultados uma classificação por estrelas e um plano de investimentos propostos para a redução de fatalidades e ferimentos graves. O primeiro passo para a aplicação do método foi a pesquisa bibliográfica, incluindo a análise de dois estudos de caso para maior compreensão o funcionamento da metodologia e a realização de uma capacitação online com três módulos. Em seguida houve a definição do trecho a ser estudado, sendo este localizado entre os km 24,0 e 29,0 da ERS-122, pertencentes ao município de Bom Princípio. A partir de imagens registradas pelo Google Street View entre junho e julho de 2016, foram codificados todos os atributos do trecho, resultando em uma planilha com 51 linhas de dados e mais de 70 colunas. Foi feito então o upload desta planilha para a plataforma ViDA, que analisa a codificação gerando uma classificação por estrelas e um plano de investimentos. Como resultado da análise, o trecho recebeu uma classificação de três estrelas para ocupantes de veículos e duas para motociclistas, em uma faixa de uma estrela (menor segurança possível) a cinco (maior segurança possível). Este nível de segurança para ocupantes de veículos é o mínimo recomendado internacionalmente pelo programa. Foi ainda proposto um plano de investimento de R$ 1.992.398,00, que pode trazer um benefício econômico de R$ 5.907.088,00 nos próximos 20 anos, ao evitar a morte ou lesões graves de 23 pessoas. Com a completa implantação deste plano, o trecho passaria a ser classificado com quatro estrelas para ocupantes de veículos e três para motociclistas. Assim sendo, o método provou-se de fácil aplicação, apesar da análise feita apenas com imagens do Google Street View, e pode realmente ser uma ferramenta muito útil na redução de vítimas do trânsito mundial. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Colecciones
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