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dc.contributor.advisorPacheco, Alexandre Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorPfeifer, Walter Kleinpt_BR
dc.date.accessioned2017-10-31T02:26:55Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169847pt_BR
dc.description.abstractConsolos são elementos estruturais prismáticos que servem de apoio para outros elementos estruturais, comumente usados para transferir esforços de vigas a pilares, especialmente em ligações de estruturas pré-fabricadas. Para dimensionamento desses elementos em concreto armado, pode-se fazer uso de métodos racionais, como o Método das Bielas e Tirantes, que propõe uma estrutura resistente, na forma de treliça, capaz de substituir a estrutura real. No entanto, com a crescente utilização de concretos de alto desempenho, os quais englobam também os concretos de alta resistência, se faz necessário estudos que avaliem a performance dos elementos estruturais construídos com esses materiais, principalmente daqueles com resistência característica à compressão acima dos 90 MPa, que não são abordados na NBR 6118 (2014). A proposta deste trabalho foi, portanto, de se projetar consolos com concreto de alta resistência, mas de acordo com a normatização vigente, avaliando-se o desempenho estrutural através de comparações com resultados experimentais disponíveis na literatura e análises computacionais pelo Método dos Elementos Finitos. Para o caso analisado neste trabalho, a NBR 6118 (2014) levou a resultados que puderam depois ser comprovados pela modelagem numérica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleProjeto de consolo de concreto armado de alta resistência com uso do método das bielas e tirantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001051021pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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