Transporte hidroviário de cargas : custos de linha na navegação interior do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2017Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho versa sobre o desenvolvimento de um modelo de estimativa de custos de linha do transporte hidroviário de cargas para embarcações que operam na navegação interior do estado do Rio Grande do Sul. Com o propósito de avaliar cenários operacionais, comparar o modo hidroviário com outros modos e analisar possibilidades de investimentos em transporte, o modelo de cálculo proposto supre uma lacuna identificada, contribuindo tecnicamente para um modo de transporte que ainda é igualmente po ...
Este trabalho versa sobre o desenvolvimento de um modelo de estimativa de custos de linha do transporte hidroviário de cargas para embarcações que operam na navegação interior do estado do Rio Grande do Sul. Com o propósito de avaliar cenários operacionais, comparar o modo hidroviário com outros modos e analisar possibilidades de investimentos em transporte, o modelo de cálculo proposto supre uma lacuna identificada, contribuindo tecnicamente para um modo de transporte que ainda é igualmente pouco aproveitado e estudado no Brasil. A partir da revisão da literatura que aborda o transporte hidroviário de cargas e seus custos, foram adotadas fórmulas e métodos para cálculo de cada componente do custo de linha do modo de transporte, e desenvolvido o modelo de cálculo com base na metodologia do Método dos Custos Médios Desagregados – MCMD. Com o formulário adotado, desenvolveu-se o modelo de cálculo e construiu-se uma planilha eletrônica que fornece resultados de custos do transporte hidroviário de cargas de modo bastante prático. O modelo foi aplicado, através da planilha, a um cenário idealizado de operação de diferentes tipos de embarcações na hidrovia do Sul, que revelou em seus resultados a dependência das características da embarcação no valor de seus custos de transporte, levando à confirmação da premissa do trabalho. Concluiu-se que o modelo proposto é válido e, com algumas alterações, pode se tornar genérico e sua aplicação ser expandida para hidrovias de outras bacias hidrográficas brasileiras. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License