Os princípios argumentativos subjacentes à polifonia da fala infantil
Fecha
2001Resumo
Neste texto, procuramos evidenciar, a partir da Teoria da Argumentação na Língua, desenvolvida por Ducrot (1984, 1988, 1989) e Anscombre e Ducrot(1995), os princípios argumentativos subjacentes à polifonia em nível de enunciador na fala infantil. O corpus de análise está constituído por narrativas orais de crianças de 2 anos e 5 meses a 5 anos e 5 meses falantes do português do Brasil. A análise dos dados aponta para o fato de que, independentemente da faixa etária, as crianças utilizam de prin ...
Neste texto, procuramos evidenciar, a partir da Teoria da Argumentação na Língua, desenvolvida por Ducrot (1984, 1988, 1989) e Anscombre e Ducrot(1995), os princípios argumentativos subjacentes à polifonia em nível de enunciador na fala infantil. O corpus de análise está constituído por narrativas orais de crianças de 2 anos e 5 meses a 5 anos e 5 meses falantes do português do Brasil. A análise dos dados aponta para o fato de que, independentemente da faixa etária, as crianças utilizam de princípios argumentativos subjacentes às perspectivas enunciativas apresentadas em seus enunciados, orientado o interlocutor para determinadas conclusões. Além disso, verificamos que determinados topoi possibilitam a produção de certo enunciados pela criança, e não pelo adulto. Também evidenciamos que as diferentes vozes presentes nas narrativas infantis reiteram alguns topoi, o que confere maior força argumentativa aos enunciados em que intervêm. ...
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Letras de hoje. Porto Alegre. N. 126 (dez. 2001), p. 97-126
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