Análise comparativa entre dados medidos de irregularidade longitudinal e transversal na rodovia BR-290/RS e valores previstos por modelos de desempenho
dc.contributor.advisor | Nunez, Washington Peres | pt_BR |
dc.contributor.author | Lixinski, Emilly Fiorenza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-28T02:25:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/169763 | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação funcional, ou seja, da serventia de um pavimento é de grande importância para os usuários e gestores de uma rodovia. Uma malha rodoviária bem conservada é fundamental para o desenvolvimento não só econômico como social de qualquer região. A serventia de uma rodovia pode ser analisada de várias maneiras, sendo a Irregularidade Longitudinal e os Afundamentos nas Trilhas de Roda os parâmetros de desempenho mais relevantes na avaliação da qualidade do pavimento pois, além de informarem sobre a condição do pavimento para seus fins básicos, estão diretamente ligadas aos custos de operação e à vida útil do pavimento. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar o desempenho de um pavimento ao longo do tempo com o uso de dados de Irregularidade Longitudinal – medida na escala IRI - e Afundamentos nas Trilhas de Roda – ATR - obtidos nos anos de 2012 e 2015, em 30 km da rodovia BR-290/RS, com um Perfilômetro Laser. De posse dessas informações, avaliou-se o comportamento e o desenvolvimento de tendências de tais parâmetros de desempenho. Após esta análise, os mesmos parâmetros foram utilizados em modelos de previsão de desempenho de pavimentos, a fim de verificar se o comportamento real dos parâmetros foi semelhante aos obtidos com a aplicação dos modelos encontrados na bibliografia consultada. Com essa avaliação pode-se concluir que cada modelo é único para o trecho ao qual foi criado e que o uso de dados iniciais de IRI e ATR influenciam na obtenção de dados que se assemelham as dados reais, obtidos em levantementos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa entre dados medidos de irregularidade longitudinal e transversal na rodovia BR-290/RS e valores previstos por modelos de desempenho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001051414 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5855)