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dc.contributor.advisorNunez, Washington Perespt_BR
dc.contributor.authorLixinski, Emilly Fiorenzapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-28T02:25:01Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169763pt_BR
dc.description.abstractA avaliação funcional, ou seja, da serventia de um pavimento é de grande importância para os usuários e gestores de uma rodovia. Uma malha rodoviária bem conservada é fundamental para o desenvolvimento não só econômico como social de qualquer região. A serventia de uma rodovia pode ser analisada de várias maneiras, sendo a Irregularidade Longitudinal e os Afundamentos nas Trilhas de Roda os parâmetros de desempenho mais relevantes na avaliação da qualidade do pavimento pois, além de informarem sobre a condição do pavimento para seus fins básicos, estão diretamente ligadas aos custos de operação e à vida útil do pavimento. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar o desempenho de um pavimento ao longo do tempo com o uso de dados de Irregularidade Longitudinal – medida na escala IRI - e Afundamentos nas Trilhas de Roda – ATR - obtidos nos anos de 2012 e 2015, em 30 km da rodovia BR-290/RS, com um Perfilômetro Laser. De posse dessas informações, avaliou-se o comportamento e o desenvolvimento de tendências de tais parâmetros de desempenho. Após esta análise, os mesmos parâmetros foram utilizados em modelos de previsão de desempenho de pavimentos, a fim de verificar se o comportamento real dos parâmetros foi semelhante aos obtidos com a aplicação dos modelos encontrados na bibliografia consultada. Com essa avaliação pode-se concluir que cada modelo é único para o trecho ao qual foi criado e que o uso de dados iniciais de IRI e ATR influenciam na obtenção de dados que se assemelham as dados reais, obtidos em levantementos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre dados medidos de irregularidade longitudinal e transversal na rodovia BR-290/RS e valores previstos por modelos de desempenhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001051414pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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