Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Ana Taispt_BR
dc.contributor.authorCabral, Vitoria Maldonadopt_BR
dc.date.accessioned2017-10-18T05:37:11Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169535pt_BR
dc.description.abstractO universo pop japonês foi disseminado mundo afora, despertando o interesse principalmente dos jovens. Nesse trabalho, vamos analisar o comportamento dos consumidores brasileiros de cultura pop japonesa, aqui chamados otakus. Buscamos refletir sobre o movimento no contexto japonês, para então comparar com a manifestação brasileira, de forma a identificar semelhanças e diferenças, e construir um perfil do otaku brasileiro, com foco na cidade de Porto Alegre. Através da Teoria Geral do Imaginário, vamos analisar o indivíduo pertencente a esse grupo, de forma a compreender seu comportamento em profundidade. Para isso, foram realizadas pesquisas online e offline, a fim de obter informações detalhadas sobre os mesmos. Com isso, foi possível obter resultados interessantes acerca do comportamento otaku em Porto Alegre, demarcando a sua trajetória em três níveis de crescente envolvimento com a cultura pop e sua função lúdica.pt_BR
dc.description.abstractThe Japanese pop universe has been disseminated around the world, attracting the interest mainly of young people. In this work, we will analyze the behaviour of Brazilian consumers of Japanese pop culture, here called otakus. We seek to reflect on the movement in the Japanese context, to then compare with the Brazilian manifestation, in order to identify similarities and differences, and to build a profile of Brazillian otaku, focusing on the city of Porto Alegre. Through the General Theory of Imaginary, we will analyze the individual belonging to this group, in order to understand their behavior in depth. For this, online and offline surveys were conducted to obtain detailed information about them. With this, it was possible to obtain interesting results about otaku behavior in Porto Alegre, demarcating its trajectory in three levels of growing involvement with pop culture and its playful function.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectHistória em quadrinhos : Japãopt_BR
dc.subjectBehavioren
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectAnimept_BR
dc.subjectOtakuen
dc.titleO ser Otaku: um estudo do comportamento online e offline em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coDe Carli, Anelise Angelipt_BR
dc.identifier.nrb001048886pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples