Os efeitos da ansiedade de informação no comportamento informacional de alunos de graduação em mobilidade acadêmica no exterior
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2017Author
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Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Busca identificar se o excesso de informação afeta o comportamento informacional de graduandos de duas universidades do Rio Grande do Sul em mobilidade acadêmica no exterior e se esses fatores causam algum efeito de ansiedade informacional nos sujeitos da pesquisa. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza básica e é classificado quanto a seus objetivos como exploratório e descritivo. A abordagem deste estudo é a de métodos mistos, ou seja, foram coletados dados qualitativos e quant ...
Busca identificar se o excesso de informação afeta o comportamento informacional de graduandos de duas universidades do Rio Grande do Sul em mobilidade acadêmica no exterior e se esses fatores causam algum efeito de ansiedade informacional nos sujeitos da pesquisa. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza básica e é classificado quanto a seus objetivos como exploratório e descritivo. A abordagem deste estudo é a de métodos mistos, ou seja, foram coletados dados qualitativos e quantitativos. O procedimento metodológico utilizado foi o estudo de campo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a 15 estudantes de graduação em mobilidade acadêmica no exterior. Por conta da natureza dos dados, foram empregadas técnicas quanti e qualitativas na etapa de análise. Os resultados apontam que o perfil dos sujeitos da pesquisa é, em sua maioria, de jovens do sexo feminino, provenientes de IES privada, do Curso de Direito, que escolheram Portugal para realização da mobilidade acadêmica, que buscam experiências relacionadas com o conhecimento de novas culturas e o desenvolvimento pessoal e profissional. Quanto à busca de informação, a maioria dos sujeitos faz uso da internet, dos sites de redes sociais, além de consultar os amigos. As dificuldades apontadas pelos sujeitos ao realizar a busca têm relação com a acessibilidade e confiabilidade das fontes encontradas. A maioria dos sujeitos declara ter desconforto em relação à biblioteca, além de acreditarem que a mudança de país influencia na maneira de pesquisar. Em relação ao modo como os sujeitos reagem diante do excesso de informação, a maioria acredita que o grande volume de informação disponível na internet é um auxílio para a tomada de decisão. Já para aqueles que acreditam prejudicar, a grande preocupação é com a segurança e a veracidade da informação. A maior parte ainda diz que esse excesso de informação interfere no rendimento, memória e concentração, pois é difícil lidar com a grande quantidade de informações e com o pouco tempo disponível para a realização das tarefas, sejam essas cotidianas ou acadêmicas. A partir das colocações dos sujeitos da pesquisa, pode-se perceber que a maioria deles apresenta algum comportamento indicativo de que lidar com a informação causa desconforto, incerteza e até mesmo sintomas físicos e psicológicos, como estresse, queda de rendimento, alteração de humor, entre outros. A maioria dos sujeitos acredita que o excesso de informação é a principal causa da ansiedade de informação, porém por estarem em outro país às preocupações referentes às despesas e até mesmo a distância da família e a forma de avaliação das instituições de ensino afetam o comportamento desses estudantes. Conclui-se que o excesso de informação afeta o comportamento informacional e causa efeitos da ansiedade de informação. Além disso, pode-ser considerar que o desconforto durante a busca é um reflexo do desconhecimento dos estudantes em relação às fontes de informação mais adequadas para cada área. ...
Abstract
It seeks to identify if the excess of information affects the informational behavior of undergraduate students from two universities of Rio Grande do Sul in academic mobility abroad and if these factors can cause information anxiety. The study is characterized as basic research and is classified as exploratory and descriptive as its objectives. The approach of this study is that of mixed methods, that is, qualitative and quantitative data were collected. The methodological procedure used was th ...
It seeks to identify if the excess of information affects the informational behavior of undergraduate students from two universities of Rio Grande do Sul in academic mobility abroad and if these factors can cause information anxiety. The study is characterized as basic research and is classified as exploratory and descriptive as its objectives. The approach of this study is that of mixed methods, that is, qualitative and quantitative data were collected. The methodological procedure used was the field study. To collect data, a questionnaire was applied to 15 undergraduate students in academic mobility abroad in order to understand if the excess of information affects their informational behavior and if it can cause information anxiety. The typical profile of the participants is of a young women, studing in a private University, taking a Law Degree, who chose Portugal as the place to carry out the academic mobility, and who is seeking knowledge of new cultures and personal and professional development. As for the information searching, most of the participants make use of the internet, social networking sites, in addition to consulting their friends. The difficulties pointed out by the students when carrying out information searches are related to the accessibility and reliability of the sources retrieved. Most subjects report having discomfort with the library, as well as believing that the change of country influences the way they search for information. Regarding to the excess of information and how subjects react to this phenomenon, most believe that the large amount of information available on the internet is an aid to decision making. For those who believe it to be a harm, the great concern is with the security and accuracy of the information. Most still say that this excess of information interferes with performance, memory and concentration, because it is difficult to deal with large amounts of information having little time available to perform the tasks, whether daily or academic. The study found that for most of the participants dealing with information causes discomfort, uncertainty and even physical and psychological symptoms, such as stress, drop in performance, mood swings, among others. Most participants believe that the excess of information is the main cause of their information anxiety, but the fact that they are in a different country, away from their families, have to worry about expenses and even the form of evaluation of the educational institutions affect the behavior of these students. It concludes that excessive information affects informational behavior and causes information anxiety. In addition, the discomfort during searching is a reflection of the students' lack of knowledge regarding the adequate sources of information for each area. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
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