Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno
Fecha
2017Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Esta monografia tem como tema a campanha eleitoral de José Ivo Sartori ao Governo do Rio Grande do Sul em 2014, candidato que ocupava a quarta posição e venceu a disputa eleitoral nos dois turnos. Inferimos créditos à comunicação da campanha nessa virada. Como objeto do estudo, os spots eleitorais veiculados no intervalo comercial da grade de programação televisiva, durante o primeiro turno. Consideramos a televisão por ser ainda o meio de comunicação com maior audiência. Nosso objetivo princip ...
Esta monografia tem como tema a campanha eleitoral de José Ivo Sartori ao Governo do Rio Grande do Sul em 2014, candidato que ocupava a quarta posição e venceu a disputa eleitoral nos dois turnos. Inferimos créditos à comunicação da campanha nessa virada. Como objeto do estudo, os spots eleitorais veiculados no intervalo comercial da grade de programação televisiva, durante o primeiro turno. Consideramos a televisão por ser ainda o meio de comunicação com maior audiência. Nosso objetivo principal é compreender como foi posicionada a candidatura e qual a imagem desejada para o candidato Sartori. O corpus de análise são seis spots, pretendemos encontrar neles indicadores que possibilitem inferir razões para a campanha ter-se sagrado vitoriosa. A metodologia inclui além da análise documental, revisão bibliográfica com revisão de conceitos pertinentes à propaganda política, à história do Estado e à formação do povo gaúcho; contextualizamos a conjuntura política e o cenário eleitoral. ...
Abstract
This monograph focuses on the electoral campaign of José Ivo Sartori to the Government of Rio Grande do Sul in 2014, candidate who occupied the fourth position and won the electoral contest in the two shifts. We inferred credits to campaign reporting this turn. As object of the study, the electoral spots broadcast in the commercial range of the television programming grid, during the first round. We consider television to be still the medium of communication with the largest audience. Our main ...
This monograph focuses on the electoral campaign of José Ivo Sartori to the Government of Rio Grande do Sul in 2014, candidate who occupied the fourth position and won the electoral contest in the two shifts. We inferred credits to campaign reporting this turn. As object of the study, the electoral spots broadcast in the commercial range of the television programming grid, during the first round. We consider television to be still the medium of communication with the largest audience. Our main objective is to understand how the candidature was positioned and what image the candidate wanted for Sartori. The corpus of analysis are six spots, we intend to find in them indicators that make it possible to infer reasons for the campaign to have been sacred victorious. The methodology includes, besides documentary analysis, a bibliographic review with a review of concepts pertinent to political propaganda, to the history of the State and to the formation of the people of Rio Grande do Sul; We contextualize the political conjuncture and the electoral scenario. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Comunicación Social (1879)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License