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dc.contributor.authorMuniz, Guilherme Resendept_BR
dc.contributor.authorAshton, Elisa Guerrapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Fábio Pinto dapt_BR
dc.contributor.authorKindlein Junior, Wilsonpt_BR
dc.date.accessioned2017-10-18T05:36:33Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1414-3895pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169508pt_BR
dc.description.abstractOs avanços da informática e da tecnologia da informação nas últimas duas décadas trouxeram novas alternativas didáticas na área da educação. Entretanto, o ensino tradicional ainda não incorporou muitas das possibilidades para seu uso em sala de aula. Deste modo, o presente artigo tem como objetivo avaliar a possibilidade técnica de desenvolvimento de conteúdo PDF 3D como ferramenta educacional. Para exemplo prático de aplicação, digitalizou-se em 3D uma medalha de bronze com valor histórico/pedagógico e converteu-se para o formato PDF 3D com sete configurações de qualidade. Através da análise de resolução, precisão, tamanho do arquivo gerado e compatibilidade, foi possível traçar um quadro geral sobre a viabilidade técnica do desenvolvimento de gráficos 3D para fins educacionais. Os resultados obtidos demonstraram que é possível manter uma qualidade satisfatória para propósitos educacionais com grande redução do tamanho do arquivo. Em relação à fidelidade, os testes indicaram que é possível a preservação de detalhes tanto da forma quanto do relevo (textura). Por fim, foi possível verificar que a compatibilidade (PC, OS X, IOS e Android) apresenta ainda alguns desafios. Concluiu-se, então, que o formato PDF 3D tem um grande potencial a ser explorado na área da educação, entretanto, ainda há obstáculos à criação do conteúdo 3D e na compatibilidade com alguns sistemas operacionais.pt_BR
dc.description.abstractAdvances in computer Science and information technology over the last two decades have brought new pedagogical alternatives in education. However, the traditional educational system has not yet incorporated many of the possibilities for its practical use. Thus, this article aims to evaluate the technical feasibility of developing 3D PDF content as an educational tool. As an example of practical application, a bronze medal with historical/educational value was 3D scanned and the data was converted to 3D PDF in seven different quality settings. Through analysis of resolution, accuracy, size of the generated file and compatibility, it was possible to outline a general framework about the technical feasibility of 3D graphics development for educational purposes. Results show that it is possible to maintain a satisfactory quality for educational purposes with a great reduction in file size. Regarding the fidelity, tests showed that it is possible to preserve as much detail as the surface texture. Finally, it was possible to identify that the compatibility (PC, OS X, IOS and Android) presented some challenges. It was concluded that 3D PDF has a great potential to be explored in the educational area, however, there are still obstacles to the creation of 3D content and the compatibility with some operating systemsen
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. vol. 20, n. 2 (2016), p. 7-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subject3D Technologyen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDigitalização tridimensionalpt_BR
dc.subjectDesign & Educationen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectDesign & Technologyen
dc.subject3D PDFen
dc.titleDesign, educação e tecnologia : análise da geração de conteúdo PDF 3D para fins didáticospt_BR
dc.title.alternativeDesign, education and technology : analysis of PDF 3D content generation for teatching purposesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001018221pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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