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dc.contributor.advisorLasta, Elisangelapt_BR
dc.contributor.authorFriedrich, Luísa de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2017-10-12T02:50:14Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169493pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia consiste na pesquisa acerca da mercantilização dos relacionamentos no contexto da midiatização através da tecnologia. Dessa forma, realizou-se um estudo empírico sobre o aplicativo de relacionamento Tinder, com o objetivo geral de descobrir as motivações que levam os sujeitos a fazerem uso desse aplicativo. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa empírica em comunicação (JOHSON, 2010), juntamente com a triangulação de técnicas, através de observação (JOHSON, 2010), entrevista (GRESSLER, 2004) com usuários do aplicativo Tinder e análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Os resultados obtidos pela pesquisa demonstram que há valores mercadológicos sendo atribuídos nos relacionamentos que passam a ser mediados pelo aplicativo Tinder, uma vez que na fala dos sujeitos entrevistados encontramos manifestações como: cardápio (33%); mercadoria (11%); e compra pela internet (11%). E no que se refere às motivações de uso do aplicativo: entretenimento e diversão (33%); curiosidade (33%); e conhecer novas pessoas (17%). Além disso, percebemos que o fenômeno da midiatização, articulado com o contexto do crescimento do uso dos smartphones e do mercado dos aplicativos mobile, impactam nas relações entre organizações e seus públicos, por meio do âmbito digital, uma vez que as organizações podem estar mais próximas de seu público em função da tecnologia. Como esse fenômeno influencia na virtualização das relações humanas percebemos que valores mercadológicos, até então percebidos apenas nas relações de consumo, mostram-se presentes também nas relações amorosas entre os sujeitos, enquanto mediadas por aplicativos.pt_BR
dc.description.abstractThe present monograph consists of the research about the commodification of relationships in the context of technology mediatization. Thus, an empirical study on the relationship application Tinder was carried out, with the general objective of discovering the motivations that lead the subjects to make use of this application. The research methodology used was the empirical research in communication (JOHSON, 2010), along with the triangulation of techniques through observation (JOHSON, 2010), interview (GRESSLER, 2004) with users of the Tinder application and content analysis (BARDIN, 2009). The results obtained by the research demonstrate that there are market values being attributed in the relationships that come to be mediated by the Tinder application. Considering that, in the interviewed subjects' speech, we identify manifestations such as: menu (33%); merchandise (11%); and online purchases (11%). Besides, regarding the motivations of use of the application, we find: entertainment and fun (33%); curiosity (33%); and to meet new people (17%). Moreover, we realize that the phenomenon of mediatization, articulated with the context of the growth both of use of smartphones and of the mobile applications market, impacts on the relations between organizations and their public, through the digital sphere. Since organizations may be closer to their public due to technology. Whereby this phenomenon influences the virtualization of human relations, we realize that market values, previously perceived only in consumer relations, are now also present in the romantic relations between the subjects, as they are mediated by applications.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelationships applicationsen
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectMidiatizaçãopt_BR
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectLiquid modernityen
dc.subjectMediatizationen
dc.subjectTinderen
dc.subjectMobileen
dc.titleA mercantilização dos relacionamentos no contexto da midiatização: análise do aplicativo Tinderpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001048723pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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