O canto e encanto de César Passarinho: inventário cultural
Fecha
2017Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O trabalho aborda a trajetória artística de César Passarinho (1949 – 1998) sob o viés da análise do discurso popular presente em sua obra. Passarinho foi porta-voz de uma coletividade e, mediante seu canto e encanto, representou, simbolicamente, um determinado nicho sociocultural. A Teoria da Folkcomunicação é o canal de diálogo entre a obra do intérprete e a academia, trazendo para o debate o conteúdo das letras e seu impacto sobre os públicos. Trata-se de um inventário cultural que organiza e ...
O trabalho aborda a trajetória artística de César Passarinho (1949 – 1998) sob o viés da análise do discurso popular presente em sua obra. Passarinho foi porta-voz de uma coletividade e, mediante seu canto e encanto, representou, simbolicamente, um determinado nicho sociocultural. A Teoria da Folkcomunicação é o canal de diálogo entre a obra do intérprete e a academia, trazendo para o debate o conteúdo das letras e seu impacto sobre os públicos. Trata-se de um inventário cultural que organiza e apresenta as músicas consideradas engajadas. As letras que escolheu cantar compõem um discurso com alto teor de denúncia social e revela injustiças históricas cometidas contra o povo afro-gaúcho ao longo de séculos. A pesquisa em sete discos ou álbuns e 68 composições que interpretou como cantor Nativista conduziu à conclusão de que parte da discografia de César Passarinho funciona como aprendizado da realidade histórica à qual foram submetidos os afrodescendentes gaúchos, assegurando ao intérprete lugar de destaque e representatividade no folclore Nativista do sul do Brasil. ...
Abstract
The paper addresses the artistic trajectory of Cesar Passarinho (1949 - 1998) under the bias of the analysis of the popular discourse present in his work. Passarinho was spokesman of a collectivity and, through her singing and charm, represented symbolically a given sociocultural niche. The Theory of Folkcomunicação is the channel of dialog between the work of the interpreter and the academy bring to the debate the content of the letters and their impact on the public. It is a cultural inventor ...
The paper addresses the artistic trajectory of Cesar Passarinho (1949 - 1998) under the bias of the analysis of the popular discourse present in his work. Passarinho was spokesman of a collectivity and, through her singing and charm, represented symbolically a given sociocultural niche. The Theory of Folkcomunicação is the channel of dialog between the work of the interpreter and the academy bring to the debate the content of the letters and their impact on the public. It is a cultural inventory that organizes and presents the songs considered engaged. The letters that he chose to sing up speech with high content of complaint and reveals historic injustices committed against the people of african gaucho over centuries. The research in seven discs or albums and 68 compositions that he played as a singer Nativista has led to the conclusion that part of the discography of Cesar Passarinho acts as a learning of historical reality to which they were subjected the afro gauchos, ensuring the interpreter place of prominence and representativeness in the folklore Nativista from southern Brazil. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Comunicación Social (1830)
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