Carta-grafias : entre cuidado, pesquisa e acolhimento
View/ Open
Date
2017Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
O cuidado com crianças e adolescentes em Acolhimento Institucional. O cuidado com as práticas de pesquisa. Relações que vão se construindo na pesquisa e na escrita, e como histórias vão ganhando corpo: uma dissertação-carta vai sendo montada. Montada e desmontada, inspirada em Walter Benjamin e na ideia de coleção. Os fragmentos surgem, são inventados e misturados… Ferramentas de pesquisa que vão sendo montadas no decorrer do processo... "Como contar uma pesquisa?" É possível uma cartografia? “ ...
O cuidado com crianças e adolescentes em Acolhimento Institucional. O cuidado com as práticas de pesquisa. Relações que vão se construindo na pesquisa e na escrita, e como histórias vão ganhando corpo: uma dissertação-carta vai sendo montada. Montada e desmontada, inspirada em Walter Benjamin e na ideia de coleção. Os fragmentos surgem, são inventados e misturados… Ferramentas de pesquisa que vão sendo montadas no decorrer do processo... "Como contar uma pesquisa?" É possível uma cartografia? “Tem uma carta para mim”? “Escrevi uma carta para ti!” PesquisarCOM o abrigo vai se desenhando de carta em carta, formando uma carta-grafia. O abrigo pesquisa a pesquisadora. O que o Acolhimento Institucional pode dizer da produção acadêmica? Walter Benjamin, Deleuze e Guattari são interlocutores importantes, assim como a psicóloga, os educadores, os adolescentes e crianças... Para a cartógrafa são necessários materiais de diferentes espécies. Uma dissertação escrita a muitas mãos. Conceitos como experiência, narrativas e literatura menor auxiliam a pensar na construção desta coleção: uma dissertação que a cada pedaço conta uma história: “quem conta um conto aumenta um ponto”, já diz o ditado popular. A partir de memórias, observações e troca de cartas vai se construindo um caminho de pistas: sobre cuidar, pesquisar, escrever, acolher. Abra os envelopes, aventure-se com as narrativas construídas, pelas quais o cuidado pede passagem e vai se desdobrando em outros... ...
Abstract
Care for children and adolescents in Institutional Home. The care with research practices. Relations that are being built in research and writing, and the waystories gain body: a dissertation-letter is being assembled. Assembled and disassembled, inspired by Walter Benjamin and the idea of collection. The fragments arise, they are invented and mixed... Search tools that are being assembled in the process... "How to count a search?" Is mapping possible? "Is there a letter for me?" "I wrote you a ...
Care for children and adolescents in Institutional Home. The care with research practices. Relations that are being built in research and writing, and the waystories gain body: a dissertation-letter is being assembled. Assembled and disassembled, inspired by Walter Benjamin and the idea of collection. The fragments arise, they are invented and mixed... Search tools that are being assembled in the process... "How to count a search?" Is mapping possible? "Is there a letter for me?" "I wrote you a letter!". SearchWITH the shelter is drawn from letter to letter, forming a letter-spelling. The shelter researches the researcher. What can Institutional Home say about academic production? Walter Benjamin, Deleuze and Guattari are important partners, as well as the psychologist, educators, teenagers and children... For the cartographer are needed materials of different species. A dissertation written by many hands. Concepts such as experience, narratives and minor literature are helpfull to think about the construction of this collection: a dissertation that tells a story with its little pieces: "whoever tells a tale increases by one point", the popular saying goes. From memories, observations and exchange of letters a path of tracks is built: about caring, searching, writing, welcoming. Open the envelopes, be adventurous with the narratives which are built and which by care asks passage and unfold itself in other ones… ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Collections
-
Humanities (7489)
This item is licensed under a Creative Commons License