Show simple item record

dc.contributor.authorFreitas, Ana Luiza Pires dept_BR
dc.contributor.authorFinatto, Maria José Bocornypt_BR
dc.date.accessioned2017-10-11T04:21:22Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1807-5711pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169395pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda o desenvolvimento da proficiência escrita brasileira em língua inglesa para produção de abstracts, em Ciências da Saúde. Relata-se um estudo que reuniu, descreveu e analisou um corpus de 180.170 palavras, em Medicina, Nutrição e Farmácia, à luz da Linguística de Corpus, Linguística das Linguagens Especializadas e de English for Academic Purposes. Os pacotes lexicais, sequências recorrentes de palavras empregadas nos textos, foram a unidade de análise. Com base em frequência e variabilidade lexical, constataram-se distinções nos modos de narrar a ciência entre as partes brasileira e internacional do corpus. Os achados realçam a importância do ensino a partir da ênfase nos diferentes contextos de produção de texto em saúde. Por fim, evidencia-se como os elementos da pesquisa podem ser aproveitados para criar um ambiente virtual de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis article investigates the Brazilian development of written proficiency in English regarding the production of abstracts in Health Sciences. Based on Corpus Linguistics, Linguistics for Specialized Languages and English for Academic Purposes, the text reports a study which put together, described and analyzed a corpus of 180,170 words, in Medicine, Nutrition and Pharmacy. Lexical bundles, recurrent strings of words used in texts, were the analytical unit. From the metrics of lexical frequency and variability, the Brazilian and the international data segments uncovered distinctions in the ways of building a scientific narrative. The findings reveal the usefulness of an awareness of the different text production contexts, so that pedagogical practice can be attuned to learners’ needs. To conclude with, the creation of a virtual learning environment based on the research elements is reported.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTrama. Marechal Cândido Rondon, PR. Vol. 13, n. 29 (2017), p. 24-59pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWritten proficiencyen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLinguagem especializadapt_BR
dc.subjectEnglish for specific purposesen
dc.subjectCorpus linguisticsen
dc.subjectCiências da saúdept_BR
dc.subjectLingüística de corpuspt_BR
dc.titleModos de narrar a ciência nos contextos internacional e brasileiro : proficiência escrita em língua inglesa para a produção de abstracts em ciências da saúdept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001047483pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record