Show simple item record

dc.contributor.advisorSchultz, Glaucopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Caroline Soares dapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-07T05:46:58Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169315pt_BR
dc.description.abstractO mercado de erva-mate vem crescendo e ganhando importância nos países e Estados produtores, não apenas com o uso da erva-mate para chimarrão, mas com os diversos usos alternativos que vem surgindo devido às suas importantes propriedades. Devido ao aumento da demanda em mercados diferenciados julga-se necessário a realização de pesquisas que determinam e avaliam os fatores condicionantes de desempenho visando a gerar informações para subsidiar ações prioritárias de melhoramento para o setor e aumento da sua eficiência. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que condicionam o desempenho das indústrias ervateiras do Alto Taquari/RS. Como aporte teórico para subsidiar a análise dos dados utilizou-se a teoria da Economia Industrial, a Economia dos Custos de Transação e a teoria associada ao uso da Matriz Importância - Desempenho. Os dados primários foram coletados através de questionários estruturados, de forma quantitativa, com o uso da escala Likert de 1-7 pontos. Os questionários foram aplicados via Google Docs e posteriormente de forma presencial com os agentes das indústrias no polo ervateiro do Alto Taquari/RS. O questionário foi estruturado em sete seções, a primeira e a segunda foi referente as informações sobre os entrevistados e as indústrias ervateiras, na qual teve como objetivo descrever e caracterizar o objeto de estudo. As próximas quatro seções referiram-se as dimensões condicionantes de desempenho, são elas: Fatores de Produção/ Mercados/ Logística/ Ambiente Institucional/ e a sétima e última seção sobre a visão da cadeia produtiva da erva-mate pela perspectiva das indústrias ervateiras. O método de análise dos dados constituiu-se na aplicação da matriz importância - desempenho proposta por Slack, Chambers e Johnston (2002), na qual fornecem informações sobre o nível de importância e de desempenho atribuído aos fatores que compõem cada uma destas dimensões. Os dados foram organizados em planilhas do Excel e submetidos à análise da estatística descritiva, com os valores da média referente ao grau de importância e a média referente ao nível de desempenho de cada fator para a construção de uma matriz importância – desempenho para cada dimensão analisada. Com os resultados da pesquisa conclui-se que na dimensão “fatores de produção” os itens que necessitam de ações melhoramento são a disponibilidade de matéria-prima, o custo de aquisição de maquinários, a disponibilidade de mão de obra e o porte e capacidade dos maquinários. Na dimensão “mercados” os itens que necessitam de ações de melhoramento são os 9 fatores sobre produtos substitutos, a colocação do produto no mercado externo, o grau de concentração dos fornecedores de matéria-prima e a qualidade do produto final. Na dimensão “logística” alguns fatores ficaram alocados na zona de ação urgente, como o custo do transporte até a indústria, capacidade de armazenamento até a indústria, condições de transporte até a indústria e as condições de armazenamento até a indústria. Nesta mesma dimensão, alguns fatores como os fluxos de informações tecnológicas, contrato entre o produtor e a indústria, contrato entre a indústria e o varejo e os custos de armazenamento para a indústria necessitam de ações de melhoramento. Na dimensão “ambiente institucional”, os fatores referentes aos indicadores macroeconômicos, legislação ambiental e o processamento agroindustrial, a legislação ambiental e a produção rural, inspeção sanitária e o processamento agroindustrial e o acesso às condições de crédito para a indústria também necessitam de ações de melhoramento para aumentar o seu desempenho. Estas conclusões devem fornecer subsídios e informações que contribuirão na tomada de decisão e no estabelecimento de estratégias empresariais a fim de aumentar o desempenho das atividades dentro da indústria ervateira, tornando-a mais competitiva no mercado que estão inseridas.pt_BR
dc.description.abstractThe yerba mate Market has been growing and getting featured in the most important countries and states which produces it, using the yerba mate not only for it’s traditional drink, “the chimarrão”, but with other alternative uses that has been appearing because of it’s important properties. Due to the increasing of the demand in different kinds of markets, they request the need of researches which evaluate and confirms the conditioning facts of the performance aiming to generate informations to subsidize priority actions of the improvement for it’s increasing sector. In this case, the actual research had as objective to identify the factors which condition the “ervateiras” industries performance from Alto Taquari/RS. As the theoretical contribution for the subsidized review of the data had used the Economical Industry theory, the Costs Economy of transactions and the theory which had involved the use of Importance-Performance Matrix. The primary data were collected through structured questionnaires in a quantitative way, using the likert scale of 1-7 points. The questionnaires were applied via Google Docs and after that shown physically through the industry agents in the “ervateiro” pole from Alto Taquari/RS. The questionnaire was structured in seven sections, both first and second questions referred to the gathered information about the interviewed people and the “ervateiras” industries, which had as objective describe and characterize the studied objetct. The four other sections referred to the conditioning dimensions of the performance, which are they: Production Factors/ Markets/ Logistics/ Institutional Ambient/ and the seventh section was about the view of the productive chain of yerba mate seen by the “ervateiras” industries. The analytical method of the data was consisted in the application of the matrix importance-performance suggested by Slack, Chambers and Johnston (2002), in which provide information about the importance level and assigned performance of the factors that made each one of these dimensions. The data was organized in spreadsheets of the excel and submitted to a describing statistic analysis, with average values referred to the degree of importance and the average referred to the level of performance for each dimension analyzed. With the result of research it is concluded that the dimension of “production factors” the necessary items of the improvement actions are the availability of the raw material , the acquisition cost of the machinery, the availability of labor and the possession and capacity of the machinery. In the “market” dimension, the items that have the need of 11 improvement actions are the factors about the swapped products, the placement of the product in outside market, the degree of concentrations of the raw material developers and the final product’s quality. In the logistic dimension some factors were placed in the urgent-action-zone, like the cost of means of transportation to the industry, the storage capacity to the industry, conditions of the transport to de industry and the conditions of the storage to the industry. In the same dimension, some factors like the flow of technological information, the contract between the industry and the producer, the contract between and the retail, the costs of the storage for the industries needs the improvement actions. In the “Institutional Ambient” dimension, the factors which refers to the macroeconomic indicators, environmental legislation and the agroindustrial process, the environmental legislation and the rural production, sanitary inspection and the agroindustrial process and the access to the credit condition for the industries still need the actions of improvement to increase it’s performance. This condition should provide subsidies and information that will contribute with the decision taken and in the establishment of business strategies with the desire of increasing the performance of the activities inside the “ervateiras” industries, turning into the most competitive one in the market which they are part of.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subject“Ervateiro” Sectoren
dc.subjectMatept_BR
dc.subjectPerformance Dimensionsen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectImportance-performance Matrixen
dc.subjectIndústria agrícolapt_BR
dc.titleAnálise do desempenho das indústrias ervateiras do alto Taquari no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001047230pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos e Pesquisas em Agronegóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record