Reflexões psicanalíticas sobre o seriado thirteen reasons why
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir, através de conceitos psicanalíticos, alguns aspectos centrais do seriado Thirteen Reasons Why, entre eles: adolescência, bullying e suicídio. Para isso, partiremos de alguns fragmentos da realidade vivida pela personagem adolescente, seus amigos e seu entorno, que envolvem o bullying e o suicídio. O referencial teórico construiu-se com autores que trazem diferentes abordagens sobre adolescência, porém, todos tratam esse período como árduo. A observação dos as ...
O objetivo deste artigo é refletir, através de conceitos psicanalíticos, alguns aspectos centrais do seriado Thirteen Reasons Why, entre eles: adolescência, bullying e suicídio. Para isso, partiremos de alguns fragmentos da realidade vivida pela personagem adolescente, seus amigos e seu entorno, que envolvem o bullying e o suicídio. O referencial teórico construiu-se com autores que trazem diferentes abordagens sobre adolescência, porém, todos tratam esse período como árduo. A observação dos aspectos analisados como adolescência, suicídio e bullying proporcionados pela série nos permite enxergar através de um grande espelho o nosso adolescente contemporâneo e, com isso, concluir que é necessário reinventar novas maneiras de abordar questões complexas como o suicídio. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Intervenção Psicanalítica na Clínica da Infância e Adolescência.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License