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dc.contributor.advisorOliven, Ruben Georgept_BR
dc.contributor.authorSilva, Vitáli Marques Corrêa dapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-28T02:27:33Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168939pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação explora a relação entre cineastas, Estado e mercado para a viabilização de longas-metragens no Rio Grande do Sul, a partir da complexidade das relações formadas entre diretores, roteiristas, produtores e equipe técnica; distribuidores e sales agent; além do próprio Estado com seus editais e legislações para setor. Diante da posição marginal do RS em relação eixo RJ-SP, ainda que represente o terceiro estado que mais produziu filmes desde a retomada, questiono: como os cineastas gaúchos viabilizam seus longas-metragens nessa região do país? Quais as relações e as redes que articulam com o mercado e o Estado para a realização de seus filmes? Qual o papel ocupado, na prática, por cada um desses agentes? Partindo do pressuposto que o cinema gaúcho conforma um mundo da arte (Howard Becker), realizei entrevistas semiestruturadas com cineastas, produtores e distribuidores para esta dissertação. A pesquisa aponta para a importância da figura central do Estado no financiamento artístico, além do papel dos arranjos colaborativos dos cineastas gaúchos, diante da limitação de recursos financeiros.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation approaches the relationship between filmmakers, the state and the market for making feature films in Rio Grande do Sul, a Brazilian southern state. That production scene is formed by a complex network involving directors, writers, producers and technical staff; distributors and sales agents; and the state itself with policies and legislations. Rio Grande do Sul represents the third state in production of films in Brazil, but it is largely surpassed by the production of Rio de Janeiro and Sao Paulo states. Anyway, I raised the following questions: how do southern Brazilian filmmakers make their feature films viable in this region of the country? What kind of relationship and network do they articulate with the market and the state for making their films? What role does each agent play in practice? Based on the assumption that the Rio Grande do Sul cinema forms an art world (Howard Becker), I conducted semi-structured interviews with filmmakers, producers and distributors for this dissertation. This research indicates the importance of the central role of the state regarding artistic financing, and it sheds light upon the role of the collaboration arrangements of the local filmmakers, people who many times don’t have substantial financial resources to make their movies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectBrazilian cinemapt_BR
dc.subjectProdução cinematográficapt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectNetworkspt_BR
dc.subjectCinema contemporaneo : Brasilpt_BR
dc.subjectFilm productionpt_BR
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.titleA produção contemporânea de longas-metragens no Rio Grande do Sul : um olhar antropológico sobre a relação entre cineastas, Estado e mercadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001047174pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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