O significado dos valores nas organizacoes : um estudo exploratorio
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Data
1992Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Trata o presente estudo de uma investigação etnográfica sobre o significado dos calores nas organizações, realizado em duas empresas na Grande Porto Alegre. Esta pesquisa não tem a pretensão de discutir aspectos filosóficos relativos a essência do valor, mas inicialmente traçou-se um recorte da problemática trazida para a investigação, e um resgate crítico do conhecimento produzido sobre o assunto. Após a organização das questões problematizadoras, caracterizou-se as empresas e partiu-se para o ...
Trata o presente estudo de uma investigação etnográfica sobre o significado dos calores nas organizações, realizado em duas empresas na Grande Porto Alegre. Esta pesquisa não tem a pretensão de discutir aspectos filosóficos relativos a essência do valor, mas inicialmente traçou-se um recorte da problemática trazida para a investigação, e um resgate crítico do conhecimento produzido sobre o assunto. Após a organização das questões problematizadoras, caracterizou-se as empresas e partiu-se para o levantamento do material da realidade. Os dados foram coletados com base em observação direta, não participante, de algumas práticas; análise de documentos formais e informais; entrevistas semi-estruturadas com fundadores e funcionários, e pelas empresas em algumas de suas práticas. A análise qualitativa dos dados permitiu estabelecer conexões, mediações, fazer inferências trabalhando com a consistência e a contradição dos fatos que constituíram a problemática. Como resultado deste estudo pode-se destacar dentre outras coisas que os valores identificados tem implicações socializantes, ideológicas, de caráter conservador e autoritário. A obediência, a honestidade e a disciplina são os valores mais apreciados, tornando-se instrumentos de dominação, típicos da instituição da propriedade privada que está na essência do nosso histórico cultural. ...
Abstract
The present study consists of na ethnographic investigation of the meaning of values in organizations. The investigation took place in Porto Alegre in two companies. This research doesn’t intend to discuss philosophical aspects concerning the essence of value. After sketching the problematical to be investigated, we review the critical literature on the subject. Then we characterize the companies and raise material from the realuty. The date were collected based on direct observation with no in ...
The present study consists of na ethnographic investigation of the meaning of values in organizations. The investigation took place in Porto Alegre in two companies. This research doesn’t intend to discuss philosophical aspects concerning the essence of value. After sketching the problematical to be investigated, we review the critical literature on the subject. Then we characterize the companies and raise material from the realuty. The date were collected based on direct observation with no interference of some practices. Formal and informal documents were analysed. Half-structured interviews eith the founders and the employees were done through all hierarchical levels. Another step was conducted, stablishing connections, mediations, taking inferences, working with the fact’s consistency and contradictions which composed the problematical. Proceeding this away it was possible (among, other things) to verify the socializing and ideological implications of conservative and authoritative character the identified values have. Obedience, honesty and discipline are the best appreciated values and become domination instruments, typical of the substitution of private property that is in the assence of our historical and cultural model. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6070)Administração (1952)
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