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dc.contributor.advisorFaccini, Lavinia Schulerpt_BR
dc.contributor.authorGattino, Gustavo Schulzpt_BR
dc.date.accessioned2009-08-13T04:17:06Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16859pt_BR
dc.description.abstractInvestigação dos efeitos da musicoterapia psicodinâmica na comunicação verbal, não verbal e social de crianças com transtornos do espectro autista (TEA). Um ensaio controlado randomizado (ECR) com 24 pacientes foi delineado para comparar indivíduos em duas situações, tratamento musicoterapêutico psicodinâmico (n=12) e tratamento standard (procedimentos de rotina como exames médicos e consultas médicas, n=12). As mensurações dos três desfechos foram obtidas antes e após as intervenções através da versão brasileira da Childhood Autism Rating Scale (CARS-BR). Apesar de na análise geral dos resultados não haver diferença estatisticamente significativa entres os grupos, a análise de subgrupo para o tipo de TEA mostrou um resultado positivo para a influência da musicoterapia psicodinâmica em pacientes com transtorno autista (n=5) na comparação de pacientes com o mesmo diagnóstico que receberam o tratamento standard (n=5) com P = 0.008 e tamanho de efeito padronizado de 2.22 (IC 95 % 1.90 to 2.53). Os achados sobre a importância da musicoterapia psicodinâmica na comunicação de autistas são inconclusivos. Ainda assim, a investigação reafirmou benefícios possíveis da musicoterapia encontrados em outros ECR para comunicação não verbal de crianças com transtorno autista.pt_BR
dc.description.abstractInvestigation of effects of psychodynamic music therapy in verbal, nonverbal and social communication of children with autism spectrum disorders (ASD). A randomized controlled trial (RCT) with 24 patients was designed to compare individuals treated with music therapy (n=12) and standard treatment (routine procedures including medical examinations and consultations, n= 12). The outcomes were assessed, before and after interventions, with the Brazilian version of the Childhood Autism Rating Scale (CARSBR). Although as a whole the results did not show statistically significant differences between the groups, the subgroup analysis of ASD type showed a positive influence of music therapy in patients with autistic disorder (n=5), when compared to patients with the same diagnostics who received standard treatment (n=5) with P = 0.008 and standard mean difference of 2.22 (95% CI 1.90 to 2.53) . The findings on the influence of psychodynamic music therapy in communication skills of autistic patients are not conclusive, but this study confirmed previously reported RCT showing possible benefits of music therapy on nonverbal communication skills of children with autistic disorder.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.subjectMusicoterapiapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação não verbalpt_BR
dc.titleA influência do tratamento musicoterapêutico na comunicação de crianças com transtornos do espectro autistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLeite, Júlio César Loguerciopt_BR
dc.identifier.nrb000708275pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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