Modelos político-econômicos : um estudo das eleições presidenciais de 1994
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Deseja-se, com este trabalho, proceder-se a uma análise da interação entre a ocorrência de eleições e a economia, particularmente em termos da condução da política econômica. De diversos episódios possíveis, selecionou-se um de especial interesse: as eleições presidenciais de 1994 no Brasil, a partir do que se investiga a influência do Plano Real sobre este cenário eleitoral. Além da exposição da evolução das intenções de voto, a análise da propaganda eleitoral consistiu em outra ferramenta imp ...
Deseja-se, com este trabalho, proceder-se a uma análise da interação entre a ocorrência de eleições e a economia, particularmente em termos da condução da política econômica. De diversos episódios possíveis, selecionou-se um de especial interesse: as eleições presidenciais de 1994 no Brasil, a partir do que se investiga a influência do Plano Real sobre este cenário eleitoral. Além da exposição da evolução das intenções de voto, a análise da propaganda eleitoral consistiu em outra ferramenta importante no estudo. Com isto, denota-se um teor interdisciplinar do trabalho, o que é reforçado pela apresentação das principais teorias do voto desenvolvidas pela Ciência Política, a fim de subsidiar a compreensão do comportamento eleitoral. Finalizando, expõe-se uma proposta interpretativa, seguindo a literatura recente da Ciência Econômica denominada de modelos político-econômicos, exímios em analisar a relação entre as eleições e a economia. ...
Abstract
This paper aims to proceed an analysis about the interaction between the realization of elections and the economy, particularly concerning economic policy choices. Among all the possible events, it was chosen one of special concern: the Brazilian presidential election of 1994, from what it is investigated the influence of the Real Plan in this electoral setting. Besides the exposition of the voting intentions, the studying of political advertising represented another important tool of analysis. ...
This paper aims to proceed an analysis about the interaction between the realization of elections and the economy, particularly concerning economic policy choices. Among all the possible events, it was chosen one of special concern: the Brazilian presidential election of 1994, from what it is investigated the influence of the Real Plan in this electoral setting. Besides the exposition of the voting intentions, the studying of political advertising represented another important tool of analysis. Thereby, it is shown an interdisciplinary content of this paper, which is reinforced with the presentation of the main voting behavior theories developed by the political science. Lastly, it is presented a interpretative proposal, following the recent economic literature named as political-economic models, relevant in analyzing the relation between elections and the economy. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License