Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Júlio César dept_BR
dc.contributor.authorMachado, Lucca Maltapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-15T02:28:12Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/167250pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo principal analisar os impactos socioeconômicos a partir da entrada do aplicativo de transportes Uber na indústria de táxis da cidade de São Paulo. Utilizou-se dados da prefeitura de São Paulo, de companhias de aplicativos de transporte, da ADETAX (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo), da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), da SMTP-SP (Secretaria Municipal de Transportes – São Paulo) além de pesquisas de casos similares em regiões para se conseguir mapear e traçar de forma mais eficaz os efeitos que se seguirão na cidade paulista. Conclui-se, por meio desta monografia, que a indústria de táxis, por deter elevada concentração, terá com a entrada do Uber e outros aplicativos de transporte uma desconcentração do setor, gerando benefício à população. A regulação do mercado também será modificada, e as medidas a serem adotadas para legislar a indústria de táxis em São Paulo deverão ser no âmbito da desregulação e flexibilização de leis – o mesmo valendo para os aplicativos.pt_BR
dc.description.abstractThe present study had as main objective to analyze the socioeconomic impacts from Uber entrance in São Paulo city’s taxi industry. This study used São Paulo’s municipal administration data, as well as Transportation Network Companies’ data, ADETAX (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo), CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) and SMTP-SP (Secretaria Municipal de Transportes – São Paulo) data. Similar case studies in different regions of the world were evaluated in order to be able to map and trace a consistent forecast of the socioeconomic effects for São Paulo. The research allowed the conclusion that the taxi industry, being highly concentrated, will have, by the Uber introduction in the market along with other transportation apps, an increase the industry’s competition. The legislation must also be changed, and the measures to be taken in São Paulo’s taxi industry should be in the scope of deregulation and laws flexibility – the same practice must be assigned for the transportation apps’ regulation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConcentração industrialpt_BR
dc.subjectConcentrationen
dc.subjectAnálise econômicapt_BR
dc.subjectCompetitivenessen
dc.subjectLawen
dc.subjectTaxi industryen
dc.subjectUberen
dc.titleO mercado de táxis na cidade de São Paulo : uma análise econômica do caso Uberpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001020487pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples