Show simple item record

dc.contributor.authorBrites, Liara Saldanhapt_BR
dc.contributor.authorRocha, Cristianne Maria Famerpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-14T02:27:58Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/166348pt_BR
dc.description.abstractDiversas instituições de ensino, impulsionadas pela dinâmica evolução do uso das tecnologias, têm explorado as possibilidades de ensino a distância. Assim despontaram os Massive Open Online Courses (MOOC). Este estudo, de cunho exploratório e abordagem quantitativa e qualitativa, a partir da análise de dados do site MOOC-List.com, objetivou realizar um levantamento das características dos MOOCs relacionados à saúde. Os 376 cursos encontrados para área da saúde representam apenas 8,19% dentre os 4.593 cursos disponíveis, tendo sido a maioria (82,18%) ofertada a partir de 2015. A duração estimada dos MOOCs, bem como o número de horas dedicado para realizar os cursos, são variados. Inglês é o idioma predominante (81,35%). A plataforma Coursera, os países Estados Unidos da América e Reino Unido ofertaram mais cursos. O Brasil ocupa a 6ª posição e somente doze dos MOOCs encontrados são brasileiros. Os MOOCs na saúde são recentes, poucos são disponibilizados em português e produzidos a partir da realidade brasileira. Porém, conhecer suas características contribui no planejamento e implantação de novos cursos.pt_BR
dc.description.abstractSeveral educational institutions, driven by the dynamic evolution of the use of technologies, have explored the possibilities of distance learning. In this context, emerged the Massive Open Online Courses (MOOC). This study has an exploratory design and a quantitative and qualitative approach, and analyzes the MOOC directory, MOOC-List.com, aimed to survey the characteristics of MOOCs about health. The 376 courses found for health represent only 8.19% from the 4.593 courses available, the majority (82.18%) offered from 2015. The estimated duration of MOOCs and an estimated dedication of hours per week to take the courses are varied. English is the predominant language (81.35%). The Coursera platform and the United States of America and the United Kingdom had offered more courses. Brazil occupies the 6th position and only twelve courses are Brazilian. The MOOCs in health are recent, few are available in Portuguese and produced from the Brazilian reality. However, knowing its characteristics contributes to the planning and implementation of new courses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n.1 (2017), 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMOOCen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEducation distanceen
dc.subjectHealth educationen
dc.titleMassive Open Online Courses (MOOCS) : perfil dos cursos no campo da saúdept_BR
dc.title.alternativeMassive Open Online Courses (MOOCS) : profile of courses in the health fielden
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001044274pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record