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dc.contributor.authorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-07T02:36:20Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1984-4921pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/166218pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca responder à seguinte questão: Como o aluno pode continuar a sua história de enunciações, para se fundamentar como sujeito em sua língua materna, em novas experiências de significação na linguagem em sala de aula na Universidade? Para responder a essa questão, são abordados os diferentes domínios em que se situa o problema da significação na teorização de Émile Benveniste (1995; 1989) sobre linguagem/língua/discurso para apontar a importância de se considerar o domínio translinguístico nas atividades de leitura e de produção de textos na Universidade em diferentes cursos, que abarcam distintos campos de saber. A reflexão apresentada possibilita embasar teoricamente atividades em sala de aula, centradas na língua em emprego, para possibilitar ao aluno continuar a sua história de enunciações e a sua experiência de significação como sujeito na e pela linguagem.pt_BR
dc.description.abstractThis study intends to answer the following question: How can the student continue their history of utterances, to found themselves as subjects in their mother tongue, in new experiences of signification in language in the classroom at the University? In order to answer this question, we address the different domains in which the problem of signification is located within the theory of Émile Benveniste (1995; 1989) about language/langue/discourse to indicate the importance of considering the translinguistic domain in reading and writing activities at the University, in different courses, covering different fields of knowledge. This reflection enables us to theoretically support classroom activities, centered on language in use, to enable the student to continue their history of utterances and their experience of signification as subject in and through language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAntares. Caxias do Sul, RS. Vol. 8, n. 15 (jan./jun. 2016), p. 15-28pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectUtteranceen
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectSignificationen
dc.subjectMother language teaching and learningen
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.titleA conversão da língua em discurso : enunciar para significarpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001046338pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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