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A conversão da língua em discurso : enunciar para significar
dc.contributor.author | Silva, Carmem Luci da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-07T02:36:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4921 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/166218 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo busca responder à seguinte questão: Como o aluno pode continuar a sua história de enunciações, para se fundamentar como sujeito em sua língua materna, em novas experiências de significação na linguagem em sala de aula na Universidade? Para responder a essa questão, são abordados os diferentes domínios em que se situa o problema da significação na teorização de Émile Benveniste (1995; 1989) sobre linguagem/língua/discurso para apontar a importância de se considerar o domínio translinguístico nas atividades de leitura e de produção de textos na Universidade em diferentes cursos, que abarcam distintos campos de saber. A reflexão apresentada possibilita embasar teoricamente atividades em sala de aula, centradas na língua em emprego, para possibilitar ao aluno continuar a sua história de enunciações e a sua experiência de significação como sujeito na e pela linguagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study intends to answer the following question: How can the student continue their history of utterances, to found themselves as subjects in their mother tongue, in new experiences of signification in language in the classroom at the University? In order to answer this question, we address the different domains in which the problem of signification is located within the theory of Émile Benveniste (1995; 1989) about language/langue/discourse to indicate the importance of considering the translinguistic domain in reading and writing activities at the University, in different courses, covering different fields of knowledge. This reflection enables us to theoretically support classroom activities, centered on language in use, to enable the student to continue their history of utterances and their experience of signification as subject in and through language. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Antares. Caxias do Sul, RS. Vol. 8, n. 15 (jan./jun. 2016), p. 15-28 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Enunciação | pt_BR |
dc.subject | Utterance | en |
dc.subject | Discourse | en |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Língua materna | pt_BR |
dc.subject | Signification | en |
dc.subject | Mother language teaching and learning | en |
dc.subject | Ensino de língua materna | pt_BR |
dc.title | A conversão da língua em discurso : enunciar para significar | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001046338 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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